Ceará recebe primeiras Estações Móveis de Tratamento de Água

10 de novembro de 2017 - 12:09

O objetivo da aquisição dessas máquinas foi garantir água potável para famílias das comunidades rurais do Estado em situação de emergência.

O gerente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Jackson Malveira, esteve nesta quinta-feira, 09.11, junto com o governador Camilo Santana, na solenidade de entrega de cinco Estações Móveis de Tratamento de Água – ETAs, que vão garantir água potável para as cisternas de famílias das comunidades rurais do Ceará. A ação aconteceu em frente ao Parque de Exposição Governador César Calls e contou ainda com a presença do Diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito José do Nascimento, do secretário da Casa Civil, Nelson Martins, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, do embaixador de Israel, Yossi Avraham Shelley, dentre profissionais da área dos Recursos Hídricos.

As máquinas foram adquiridas em Israel através de convênio do Governo do Ceará com o Ministério da Integração. As Unidades Móveis de Tratamento de Água, podem dessalinizar, descontaminar e purificar água bruta e transformá-la em água potável e serão usadas como alternativa para fornecer água de qualidade às zonas rurais em situação de emergência. 

Cada sistema móvel de tratamento de água acompanha três carros pipas: dois com capacidade de 10 mil litros cada e um com capacidade de 6 mil litros, além de uma caminhonete tracionada para rebocar a ETA e apoiar a operação e acessórios necessários ao funcionamento, como caixa d’água e material de análise. “A vantagem desses equipamentos é que eles podem se movimentar para qualquer região do Ceará. É mais um investimento importante, que envolve profissionais treinados e capacitados para operar o tratamento de fontes de água em locais de situação de emergência”, disse o governador Camilo Santana.