Alunos da Escola Estadual de Paraipaba visitam Nutec

14 de junho de 2017 - 14:15

Alunos da Escola Estadual de Paraipaba visitam Nutec

Cerca de 40 estudantes conheceram a rotina dos laboratórios e tiraram dúvidas da área administrativa


Alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Flávio Gomes Granjeiro, localizada no município de Paraipaba, a 120 quilômetros de Fortaleza, visitaram nesta quarta-feira (14/06), as instalações da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). Os estudantes ficaram sabendo como funciona a rotina do Núcleo, o trabalho dos laboratórios de robótica, química e construção civil, além de entenderem um pouco mais da funcionalidade dos setores de comunicação, recursos humanos e financeiro.

A visita faz parte de aula extracurricular do 2º ano do curso técnico de nível médio em administração. As professoras Adriana de Sousa Rodrigues e Francilma Mendes, acompanharam os 40 alunos, com idade de 15 a 17 anos.

A responsável pelo Laboratório de Química Instrumental (Labcaju), Crisiana Andrade, explicou para o grupo como são feitas as análises físico-químicas, microbiológicas e cromatográficas (resíduos de pesticidas, micotoxinas, antibióticos) de alimentos.


Já no Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro) o engenheiro mecânico, Renato Cândido Zimmermann, e o doutorando em engenharia elétrica, Leonardo Nunes, mostraram os equipamentos do setor, como drones, impressora 3D e o famoso robô NAO.


No Laboratório de Materiais e Construção Civil, os alunos foram guiados pelo técnico responsável pela parte de ensaios físicos Marques Antônio, e puderam conferir as máquinas utilizadas nos serviços oferecidos, como diagnósticos patológicos em obras civis; racionalização de métodos construtivos; avaliação de desempenho de componentes de edificações; controle tecnológico de materiais; certificação de qualidades de materiais e serviços, pesquisa de novos materiais, entre outros.


Na parte administrativa, os estudantes conheceram as funções e a rotina da equipe de recursos humanos, comunicação e marketing e do núcleo de contabilidade e finanças. Matérias que eles podem ver nas aulas e no Nutec puderam entender melhor como é na prática.

Escola Flávio Gomes Granjeiro

A Escola Estadual de Educação Profissional Flávio Gomes Granjeiro está localizada na Avenida Maria Moreira, 323, Monte Alverne na cidade de Paraipaba. A escola da rede estadual possui 370 alunos no Ensino Médio. Em 2015 os alunos que prestaram ENEM 2015 obtiveram nota média de 528,0 pontos.


Visitas

O agendamento para visitas à sede do Nutec acontece através de oficio enviado pela entidade interessada. O horário de funcionamento do Núcleo é de 8h às 17h.


Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)

Assessoria de Comunicação e Marketing (Asscom)

Louise Mezzedimi

Fones: (85) 3101.6925 e (85) 9.9985.7989

www.nutec.ce.gov.br

www.facebook.com/nutec.ce

www://twitter.com/_nutec

www.instagram.com/nutec_