Nutec realiza cerimônia de graduação de empresa incubada

28 de junho de 2019 - 16:19 # # # # #

Fotos: Chico Gomes

Na ocasião, a Agência de Inovação apresentou seus novos projetos

Na tarde desta quinta-feira, dia 27, no auditório Telmo Bessa, da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), aconteceu a cerimônia de graduação da empresa QNQ NEOINDÚSTRIA. Esta é a 12º empresa vinculada à incubadora do Nutec, que incentiva e oferece suporte à criação de micro e de pequenas empresas de inovação, a receber o certificado de graduação. Além disso, também foi apresentado, na oportunidade, a reformulação da Agência de Inovação, com os novos projetos e desafios.

Para a gerente de inovação do Nutec, Bruna Sousa, a Agência de Inovação está em um novo momento, com projetos e ações voltados para fomentar o empreendedorismo e gerar mais receita para o Estado. “Os novos projetos da agência nos posiciona como um importante ator do ecossistema de inovação do Ceará. Atuamos tendo como eixo central a responsabilidade socioambiental”, explica.

O coordenador de inovação, Eduardo Lima, explanou que os novos pilares da Agência serão business aproximando empresas privadas, Instituições de Ensino Superior (IES) e outras organizações para as ações; learn – atuando em novas formas de aprendizagem no campo da inovação e empreendedorismo; e share – com ações que compartilham e fomentam a cultura empreendedora.

Silvanira Souza, Agente de Inovação do Nutec, destacou o novo serviço que será desempenhado a partir de agora pela agência: registro de desenho industrial, que protege a aparência que diferencia o produto dos demais. “Na área da propriedade intelectual, temos agora o desenho industrial e o projeto de Indicação Geográfica das redes de dormir de Jaguaruana, que já está em fase bem avançada e logo será a primeira Indicação de Procedência do Estado do Ceará”, afirmou

Um dos projetos que já está em andamento e tem atingido o grande público é o programa Nutec Creative. A agente de inovação Gerlane Lima explica que “todos os meses trazemos temas diferentes, mas sempre ligados ao empreendedorismo e à inovação. São workshops e palestras totalmente gratuitas com a  proposta de incentivar empreendedores e aguçar seu senso criativo, potencializando a inovação nos novos negócios”.

Graduação

A Presidente da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC), Sueli Vasconcelos, parabenizou a Agência de Inovação do Nutec pela iniciativa. “Hoje, precisamos trabalhar de forma integrada e unir forças. Todas essas novas estratégias que a Agência de Inovação apresentou representam isso. Precisamos promover e garantir maior eficiência à inovação no Estado”, destacou. Sueli também frisou a importância de mais uma empresa graduada. “A graduação é a inserção de uma empresa no mercado, agora ela está pronta para andar com as próprias pernas”.

A QNQ NEOINDÚSTRIA recebeu o certificado de empresa graduada. O CEO, Ismael Mendes, abriu seu discurso falando sobre o começo difícil. “Sempre tive o dom para criar e inovar, mas eu precisava de um apoio para que minha empresa crescesse. No Nutec eu pude patentear minha ideia, que foi nosso primeiro produto Top Glow. Depois disso, entrei como empresa incubada e fomos crescendo”, conta.

Na ocasião, a Agente de Inovação, Gerlane Lima, anunciou que a QNQ NEOINDUSTRIA será a primeira empresa graduada-associada do Nutec. Um termo de intensão foi assinado pelo CEO da empresa, Ismael Mendes e pelo presidente do Nutec, Francisco Magalhães.

Homenagem

O evento ainda contou uma homenagem de reconhecimento à gerente de inovação Bruna Sousa. A gerente foi nomeada a primeira embaixadora do ceará da rede de mulheres empreendedoras do Brasil, a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do país. A placa foi entregue pela equipe de inovação, como “Reconhecimento a você, que nos mostra que o cotidiano de uma mulher pode ser construído a partir de muitas faces: mestre, professora, empreendedora, gerente de inovação, líder e a mais nova embaixadora da rede de mulheres empreendedoras. E essa é a sua marca, mulher que pode ser o que quiser!”.

Estiveram presentes o secretário-executivo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Francisco Carvalho; a Coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Secitece, Gabriella Purcaru; e o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, e ex-presidente do Nutec, João Pratagil de Araújo.

Saiba mais sobre a Agência de Inovação do Nutec aqui