CNPq lança 36° edição de Prêmio de C&T

7 de março de 2016 - 14:52

CNPq lança 36° edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

 

Destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público, o prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), desde 1978.

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: “Jornalista em Ciência e Tecnologia”, “Instituição ou Veículo de Comunicação” e “Pesquisador e Escritor”.

Em 2016 a modalidade é “Pesquisador e Escritor” e vai premiar o pesquisador ou escritor que contribuiu divulgando ciência, tecnologia e inovação para a sociedade.

Os interessados podem se candidatar encaminhando até 15 (quinze) de seus mais relevantes trabalhos de Divulgação Científica e Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, veiculados e difundidos pelas diversas mídias e instrumentos disponíveis: jornais, revistas, livros, internet, mídias sociais, televisão aberta ou por assinatura, emissoras de rádio, museus e similares, instituições culturais, eventos públicos, exposições, teatro, cinema e outros.

O premiado receberá diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da cerimônia de entrega do prêmio na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), além de 20 mil reais.

As inscrições deverão ser encaminhadas ao CNPq – Serviço de Prêmios – SHIS Quadra 01 Conjunto B – Bloco B, 1º andar, SALA 101, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília, DF, CEP 71605-170, até 15 de abril de 2016. A candidatura vencedora será conhecida no dia 31 de maio.

O Prêmio – Criado em 1978, o Prêmio presta homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis. Ele nasceu no Rio de Janeiro e morreu em São Paulo, no dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos de idade.

Em 2016, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica completa 36 edições com a certeza de estar cumprindo seu principal objetivo e honrando o nome que lhe foi dado, ao reconhecer o mérito daqueles que contribuem com eficiência para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico.

A diversidade de perfil dos seus vencedores – entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais – comprova a importância do Prêmio José Reis ao motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica e tecnológica.

Para saber mais, acesse www.premiojosereis.cnpq.br ou envie uma mensagem para pjr@cnpq.br

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq