Combate à pobreza extrema

10 de junho de 2019 - 09:49 # # #

O Nutec engajou-se profundamente nos esforços governamentais para erradicação da pobreza extrema no Ceará em curto e médio prazos. Vários planos, programas e projetos formam esta política pública do Governo Camilo Santana. Todos no contexto do desenvolvimento rural sustentável com inovação no foco do cooperativismo solidário e do Plano Municipal de Preparação para as Secas (PMPS). O público prioritário são as crianças e os jovens rurais, combinando geração, gênero e etnias. Estão empenhados na organização da execução desta política pública o Codece (SDA), a Secitece, a Sedet, a SEMA, a Funceme, a Ematerce, a Setur, além de outros órgãos de governo e universidades públicas – UECE, Unilab, UFC, UVA e URCA. Os Comitês Executivos Municipais de Gestão apontaram sete municípios pilotos para desenvolvimento inicial das atividades, abrangendo diversas macrorregiões: Piquet Carneiro, Quixeramobim, Campos Sales, Salitre, Sobral, Irauçuba e Tauá. No Sertão Central, em Piquet Carneiro, será estudada a experiência do reuso da água da Comunidade Aba da Serra; em Quixeramobim, a irrigação por gotejamento da Cooperativa do Vale da Forquilha. No Cariri Oeste, em Campos Sales, a experiência na produção e comercialização de hortaliças da Comunidade Inharé; em Salitre, foram pré-selecionadas as atividades da Comunidade Quilombola Lagoa dos Crioulos. No Meio Norte, em Sobral, serão avaliadas as atividades do Perímetro Irrigado do Jaibaras; em Irauçuba, as do Assentamento Mandacaru.

E, finalmente, nos Inhamuns, em Tauá, será estudada a situação em que se encontra a Preservação das Nascentes do Rio Jaguaribe. Em todos estes locais o NUTEC estará presente, levando sua expertise no trato técnico-científico dos segmentos de Alimentos, Materiais, Energia e Meio Ambiente, interagindo com Associações Comunitárias, Cooperativas, Escolas Profissionalizantes, formulando e executando projetos em conjunto com os parceiros do governo estadual, universidades, entidades públicas e empresas privadas. As experiências servirão de base para uma atuação pública em todos os 184 municípios do Ceará. Várias fontes de financiamento serão acionadas para sustentar projetos de pesquisa e inovação que potencializem bens materiais e imateriais como forma de geração de oportunidades de renda, dinamizando o aumento e a diversificação das economias locais. O Laboratório Móvel do Nutec, por exemplo, será amplamente utilizado nos projetos para certificar alimentos orgânicos e produtos da agricultura familiar. Estágios poderão ser oferecidos pelo Nutec aos jovens para aprenderem a lidar com ensaios eletroeletrônicos e análises físicas, químicas e microbiológicas de águas, alimentos, solos e rochas, estreitando os laços com institutos e escolas profissionalizantes existentes no interior do Ceará.


O Diretor de Inovação Tecnológica do Nutec, João César de Freitas Pinheiro, fez uma rápida exposição, no IDACE – Instituto de Desenvolvimento Agrícola do Ceará, aos gestores municipais dos sete municípios selecionados para o início da execução do PMPS, sobre as possibilidades de atuação conjunta e os assuntos relacionados com soluções para a carência de recursos hídricos prevista pela Funceme para os próximos meses. “Estamos preparados para enfrentar os desafios, mesmo sabendo que além dos recursos hídricos, a escassez também abarca orçamentos e finanças. Mas, cabem aos gestores públicos dar esperanças e assistência às populações mais carentes do nosso Estado, operando com interação e integração na aplicação dos recursos existentes.”