Comissão da Produção Orgânica (CE) visita Nutec

5 de setembro de 2016 - 18:16

Comissão da Produção Orgânica (CE) visita Nutec

Comissão da Produção Orgânica (CE) visita Nutec

CPOrg CE, Embrapa e Unilab discutiram projeto do projeto do Nutec na área de Meio Ambiente que incentiva a produção de alimentos orgânicos.

Na última sexta-feira (2), Hermínio Lima, Coordenador da Comissão da Produção Orgânica do Estado do Ceará (CPOrg-CE) esteve na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) com sua equipe técnica para conhecer os laboratórios do Nutec, discutir o projeto aprovado em agosto pelo o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na área de pesquisa de Agroecologia e propor formas de atuação conjunta dos órgãos. “As possibilidades incluem a busca de recursos junto ao Ministério da Agricultura (Mapa), capacitação, divulgação do projeto e distribuição de material didático.” explica Hermínio Lima.

Na reunião, o Nutec foi convidado a participar da CPOrg-CE que tem autonomia estadual, e atualmente, reúne 26 entidades públicas e privadas. Adriano Custódio, secretário executivo da Comissão, explicou a importância do encontro: “Imagino, de pronto, que podemos tentar o credenciamento do Laboratório do Nutec no Ministério da Agricultura, visando a realização de análises de produtos orgânicos.

Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec, destacou que o assunto está presente na agenda em instituições e empresas com uma prática que precisa ser difundida e ampliada: “Falar de produção organica é o mesmo que falar de saúde e segurança alimentar. Por isso o Nutec manifesta interesse e compromisso” acrescenta.

Também estiveram presentes Francisco Sobra da Embrapa Agroindústria Tropical, Ana Valquíria Vasconcelos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adragri) e representantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).


Sistema Orgânico de Produção

Entende-se por produto orgânico todo àquele obtido por sistema orgânico de agropecuária ou de processo extrativista sustentável. Todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante: a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis; o respeito à integridade cultural das comunidades rurais; a sustentabilidade econômica e ecológica; a maximização dos benefícios sociais; Sistema Orgânico de Produção Agropecuária; a minimização da dependência de energia não renovável; o emprego de métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos; a eliminação do uso de OGM’s e radiações ionizantes; processamento, armazenamento, distribuição e comercialização; e a proteção do meio ambiente.


Projeto do Nutec

Em agosto, o BNB, através do Edital de Pesquisa e Difusão de Novas Tecnologias de Convivência e Mitigação dos Impactos das Mudanças Climáticas da Região Nordeste aprovou um projeto do Nutec na área de Meio Ambiente para incentivo à produção de alimentos orgânicos.

O projeto tem como objetivo monitorar resíduos de agrotóxicos nos municípios da Serra da Ibiapaba e disseminar métodos de produção agroecológica e mitigar o indiscriminado de pesticidas que provocam danos à saúde dos agricultores. O Nutec coletará amostras de água, das frutas e do solo para diagnosticar possíveis contaminantes e alertar para as práticas agrícolas mais sustentáveis. O projeto também prevê a viabilidade de estratégias para estimular a produção agroecológica, com os grupos mais vulneráveis às intoxicações por agrotóxicos.

Nutec

Além do desenvolvimento de pesquisas e consultoria à indústria cearense, o Nutec é vinculado à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), possui 12 laboratórios em funcionamento e presta serviço à população a preços mais acessíveis que no mercado tais como: calibração de equipamentos, ensaios de materiais para construção civil além de análise de água e alimentos. Para solicitar um orçamento, basta ligar para a Central de Atendimento do Nutec (CAC) no (85) 31012445/46 ou enviar e-mail para cac@nutec.ce.gov.br. O Nutec está localizado na Rua Professor Rômulo Proença, s/n, no Campus do Pici.

Arinne Oliveira

Asscom

085989709124