Concurso Ceará Faz Ciência em Beberibe

21 de novembro de 2016 - 11:27

Concurso Ceará Faz Ciência em Beberibe

Popularização da ciência é um dos principais caminhos para a democratização do conhecimento

“Trabalhar com popularização da Ciência é mostrar a ciência no nosso cotidiano, é incentivar a criatividade de jovens, é melhorar a vida de todos, transformando um produto simples em um benefício para toda a sociedade”. Foi o que disse o secretário da Ciência Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, durante a solenidade de abertura o concurso Ceará Faz Ciência 2016, nesta quarta-feira (16.11), na cidade de Beberibe, litoral Leste do Ceará.

Beberibe é a segunda cidade a sediar o concurso. A primeira foi Fortaleza, em outubro passado. Para esta mostra foram selecionados 20 trabalhos de estudantes de nível médio e superior de escolas públicas da região, expostos no CVT de Beberibe (Rua José Bessa, 299, Centro).

“A batalha de popularização da Ciência tem relação direta com a ideia de desenvolvimento do Brasil”, disse Inácio, acrescentando que a ciência é uma questão estratégica para esse desenvolvimento, por isso a importância de “conquistar mentes e corações para a difusão da capacidade criativa do nosso povo”.

A solenidade de abertura da concurso Ceará Faz Ciência em Beberibe contou com a participação de centenas e estudantes, do presidente do Centec, Francisco Viana, da coordenadora do CVT de Beberibe, Virginia Tavares Cruz, de prefeitos, secretários diretores de CVTs de municípios do litoral Leste e do Vale do Jaguaribe. Na ocasião, Virginia Cruz fez questão de agradecer a parceria com a prefeitura de Beberibe, ressaltando que os CVTs só têm condições de funcionar plenamente se tiverem o apoio dos prefeitos.

Além do concurso, o evento contou ainda com um encontro de cajucultores da região. O objetivo foi apresentar o projeto Intercaju, uma iniciativa da Secitece em parceria com o MCTI, através de financiamentos do Finep, CNPq e Sebrae-Ce, com apoio da Embrapa e Instituo Centec. Contou também com a realização de várias oficinas de aproveitamento do caju na merenda escolar e do projeto Ciência Itinerante. Em um laboratório móvel, instalado em um ônibus especialmente projetado para o programa, os monitores fizeram demonstrações nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, aliando conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.

Ceará Faz Ciência

O concurso Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secitece, com apoio de suas instituições vinculadas e do CNPq. A prefeitura de Beberibe é parceira do evento, que tem o objetivo de despertar a curiosidade sobre Ciência e promover a democratização do conhecimento.

Os projetos dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio/Técnico do Litoral Leste trataram de questões importantes, como geração de energias alternativas, uso consciente da água e reciclagem. Eles foram selecionados pela comissão julgadora da Secitece, que levou em conta critérios como criatividade e relevância social.

Conheçam os vencedores:

1º Lugar: FIPA – FILME POLIMÉRICO DE APLICAÇÃO AMBIENTAL
Instituição de Ensino: EEM Ronaldo Caminha Barbosa
Alunos(as): Anderson Alencar Miranda, Jackson Miller da Silva
Professor/Orientador: Anilton Nogueira de Matos Filhos

2º Lugar: EMECAMOBI
Instituição de Ensino: EEEP Edson Queiroz
Alunos(as): Walmyson Farache Azevedo, Sâmia Sousa Cavalcante
Professor(a)/Orientador(a): Neildson de Oliveira Pereira

3º Lugar: PRONACHI
Instituição de Ensino: EEM Ronaldo Caminha Barbosa
Alunos(as): Nycolas Ryan Diogo da Silva, Antonio Sérgio Lopes Ferreira
Professor/Orientador: Anilton Nogueira de Matos Filho

Ensino Superior

1º Lugar: Projeto: UMA SOLUÇÃO PARA A ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Instituição de Ensino: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Aracati
Alunos(as): Leandro Gomes da Rocha, Cleitiane Oliveira da Silva
Professora/Orientadora: Carina Teixeira de Oliveira

2º Lugar: Projeto: DESENVOLVIMENTO DE HORTALIÇAS IRRIGADAS COM ÁGUA DE TANQUES DE CULTIVO E ÁGUA SUBTERRÂNEA.
Alunos(as): Marcos Vinicius Gomes de Santiago, Marcus Vinicius Peixoto Vieira
Professor/Orientador: Antonio Sabino de Paula Neto

3º Lugar – Projeto: SOLUÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA ACESSIBILIDADE DE CICLISTAS SURDOS NO TRÂNSITO URBANO.
Alunos(as): Johnattan Douglas Ferreira Viana, Igor M. Galdino
Professor(a)/Orientador(a): Carina Teixeira de Oliveira