Conhecimento e tecnologia para solucionar os problemas do Estado

3 de março de 2017 - 12:44

O secretário do Planejamento, Maia Junior, aposta na contribuição da C&T para alavancar o desenvolvimento do Ceará

O novo secretário de Planejamento e Gestão, Francisco Queiroz Maia Junior, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, (02.03), com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, com os reitores da Uece, UVA e Urca e presidentes das instituições vinculadas Nutec, Funcap e Centec. Maia Júnior apresentou sua percepção de que o conhecimento é fator estratégico para a retomada da economia e do crescimento do Ceará.

O novo titular da Seplag enumerou alguns dos desafios para os próximos dois anos de gestão, afirmando que é no Ceará do Conhecimento que está o futuro do Estado. Um bom governante entende que o desenvolvimento vem do conhecimento e da tecnologia.

Ao falar sobre a estrutura da secretaria e das diversas ações desenvolvidas, o secretário Inácio Arruda frisou a força das nossas universidades e destacou como um dos principais projetos a criação do Parque Tecnológico do Estado.

Os reitores e representantes de cada uma das instituições vinculadas da Secitece se manifestaram, ressaltando a importância da formação acadêmica, da pesquisa, dos cursos de formação a distância, da concessão de bolsas de mestrado e doutorado e da interiorização da tecnologia.

“Aqui temos muita energia e disposição para o trabalho”, disse Inácio, destacando o número de laboratórios que existem no Estado e que ajudam a atrair empresas de tecnologia. “Precisamos de interlocutores afinados com os nossos projetos, que têm como prioridade uma nova plataforma de conhecimento”, concluiu.

Participaram também da reunião com o secretário Maia Júnior o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, a secretária executiva Nágyla Drumond, além de coordenadores da pasta.

Fonte: Secitece