Nutec presta serviço de consultoria técnica para empresa de elevadores

19 de novembro de 2019 - 12:12 # # # # # #

Epitácio Nascimento Filho GEMEA/DITEC/NUTEC

A instituição garante a conformidade com as Normas Regulamentadoras e Técnicas Brasileiras

O elevador é um equipamento de levantamento e abaixamento permanente destinado ao transporte de pessoas e carga. Serve níveis definidos de pavimento de uma edificação, compreendendo uma cabina ou carro, cujas dimensões e meios de construção claramente permitem o acesso de pessoas, viajando, pelo menos parcialmente, entre guias verticais rígidas ou guias cuja inclinação com a vertical inferior a 15º. A norma técnica ABNT NBR 5665:1983 fixa as condições mínimas exigíveis para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros em edifícios, para assegurar condições satisfatórias de uso.

O elevador é um equipamento de transporte tão seguro em sua concepção quanto uma aeronave, mas muitas pessoas ainda tem medo. A probabilidade de acidente em elevadores é baixíssima, inferior a 10-¹² por passageiro. No Brasil, atualmente, estão em funcionamento mais de 350 mil elevadores transportando 2 passageiros por minuto em média cada um. Existem poucos dados sobre estatísticas de incidentes em elevadores (sub notificação de incidentes), mais infelizmente eles ocasionalmente acontecem.

 

A Cyber Tecnologia e Energia Alternativa LTDA-ME, empresa focada em pesquisa, desenvolvimento e inovações tecnológicas nas áreas de mecânica, eletrônica, mecatrônica, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, energia alternativa e afins, desenvolveu um dispositivo de Resgate Automático para Elevadores – RAE. O equipamento de alta disponibilidade é usado para os casos de falhas de elevadores com alto fluxo de transporte público, com operação contínua de 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esse dispositivo opera em casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Quando alimentado por Unidade de Energia Ininterrupta Interativa (No Break), comanda e controla a condução da cabina até um pavimento próximo, nivelando e abrindo as portas do elevador de forma automática.

 

O Nutec está prestando serviço especializado de Consultoria Técnica para o Sebrae-CE, através do acordo SebraeTec, atendendo à demanda da empresa inovadora Cyber para regulamentar o dispositivo desenvolvido, de acordo com as Normas Regulamentadoras e Normas Técnicas brasileiras.

A Consultoria foi desenhada em três atividades por um Grupo Multidisciplinar do Nutec, que estão discriminadas e enumeradas a seguir e com registros fotográficos das reuniões desse Grupo Multidisciplinar com preposto da empresa demandante Cyber :

Atividade 1: Análise de toda documentação de engenharia do dispositivo de Resgate Automático para Elevadores-RAE pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar

Atividade 2: Avaliação de Engenharia e Riscos, pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar , com a integração do dispositivo Regaste Automático para Elevador-RAE na arquitetura de instrumentação e automação do elevador de passageiros, alinhada com as normas técnicas ABNT NBR 31000 / 31010, ABNT NBR IEC 60439-1 /61439-1, ABNT NBR IEC 60529  e a norma regulamentadora NR 12.

Atividade 3: Elaboração , pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar, de propostas de projetos de revisão de normas técnicas da coletânea de normas técnicas da ABNT e Mercosul aplicáveis em elevadores elétricos e hidráulicos de passageiros, incluindo o requisito de segurança Sistema de Regaste Automático para Elevadores – RAE.