Nutec presta serviço de consultoria técnica para empresa de elevadores

19 de novembro de 2019 - 12:12 # # # # # #

Epitácio Nascimento Filho GEMEA/DITEC/NUTEC

A instituição garante a conformidade com as Normas Regulamentadoras e Técnicas Brasileiras

O elevador é um equipamento de levantamento e abaixamento permanente destinado ao transporte de pessoas e carga. A norma técnica ABNT NBR 5665:1983 fixa as condições mínimas exigíveis para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros em edifícios, para assegurar condições satisfatórias de uso.

O elevador é um equipamento de transporte tão seguro em sua concepção quanto uma aeronave, mas muitas pessoas ainda tem medo. A probabilidade de acidente em elevadores é baixíssima. No Brasil, atualmente, estão em funcionamento mais de 350 mil elevadores transportando 2 passageiros por minuto em média cada um. Existem poucos dados sobre estatísticas de acidentes/incidentes em elevadores, mas infelizmente eles ocasionalmente acontecem.

A Cyber Inovações Tecnológicas LTDA, empresa focada em pesquisa, desenvolvimento e inovações tecnológicas nas áreas de mecânica, eletrônica, mecatrônica, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, energia alternativa e afins, desenvolveu um dispositivo de Resgate Automático para Elevadores – RAE.

A Solução/Equipamento RAE realiza o resgate de passageiros retidos em cabines de elevadores quando houver panes de natureza elétrica, eletromecânica, eletrônica, mecânica e outras. Em caso de alguma pane acima citada o passageiro irá acionar um Botão de Emergência (RAE) e o equipamento irá movimentar a cabina para o pavimento ligeiramente inferior, abrir as portas liberando os passageiros. Após este procedimento o Elevador ficará parado a espera de uma Intervenção técnica para solucionar a pane que causou a paralisação do mesmo.

O Nutec está prestando serviço especializado de Consultoria Técnica para o Sebrae-CE, através do acordo SebraeTec, atendendo à demanda da empresa inovadora Cyber para regulamentar o dispositivo desenvolvido, de acordo com as Normas Regulamentadoras e Normas Técnicas brasileiras.

A Consultoria foi desenhada em três atividades por um Grupo Multidisciplinar do Nutec, que estão discriminadas e enumeradas a seguir e com registros fotográficos das reuniões desse Grupo Multidisciplinar com preposto da empresa demandante Cyber :

Atividade 1: Análise de toda documentação de engenharia do dispositivo de Resgate Automático para Elevadores-RAE pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar

Atividade 2: Avaliação de Engenharia e Riscos, pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar , com a integração do dispositivo Regaste Automático para Elevador-RAE na arquitetura de instrumentação e automação do elevador de passageiros, alinhada com as normas técnicas ABNT NBR 31000 / 31010, ABNT NBR IEC 60439-1 /61439-1, ABNT NBR IEC 60529  e a norma regulamentadora NR 12.

Atividade 3: Elaboração , pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar, de propostas de projetos de revisão de normas técnicas da coletânea de normas técnicas da ABNT e Mercosul aplicáveis em elevadores elétricos e hidráulicos de passageiros, incluindo o requisito de segurança Sistema de Regaste Automático para Elevadores – RAE.