Corredores Digitais: nova fase do programa vai acelerar a transformação de ideias em negócios de sucesso

27 de julho de 2017 - 12:20

Pré-lançamento aconteceu nesta quarta-feira (26/7), na Secitece. Inscrições para o programa começam em agosto

Representantes da cadeia de Ciência e Tecnologia cearense lotaram o auditório da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) para o pré-lançamento do “Corredores Digitais 2017 – Programa de Aceleração de Startups”. O evento, liderado pelo secretário Inácio Arruda, apresentou nesta quarta-feira (26/7) a nova formulação da iniciativa que deverá alavancar a transformação de ideias de jovens cearenses em negócios de sucesso.

De acordo com Inácio, o programa aproveitará todo o ecossistema de CT&I já formado no Estado, incluindo instituições públicas e privadas, com foco na aceleração de startups de jovens de todo o Ceará que estejam na graduação ou no ensino médio.

“O Corredores Digitais agora se expande e figura entre as ações para desenvolvimento de startups, uma tendência hoje no Brasil e no mundo. Queremos, em um curto espaço de tempo, fazer com que as ideias dos nossos jovens virem negócios inovadores e gerem emprego e renda para todo o Ceará”, disse o secretário, ressaltando que serão beneficiados, prioritariamente, estudantes de ensino superior e das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).

“Será uma oportunidade de fomento à Inovação no Ceará, indo de encontro ainda com iniciativas já existentes em nosso Estado e desenvolvidas por diversas instituições”, complementou Inácio. Os recursos a serem investidos no programa são oriundos do FIT – Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará.

Inscrições começam em agosto


Os jovens interessados em ter seus projetos transformados em negócios, poderão se inscrever no período de 07 de agosto a 20 de setembro de 2017, no site da Secitece. Após análise da equipe do programa, os projetos selecionados serão acelerados durante oito meses. 

Os estudantes contarão com o apoio da Rede de Mentores – equipe formada por profissionais das mais diversas áreas que deverão auxiliar os autores dos projetos durante todo o processo de aceleração, passando conhecimentos teórico e prático para o desenvolvimento do negócio.

Sobre o programa

O Corredores Digitais alia o conhecimento de jovens ao processo de incubação e no desenvolvimento de novos negócios na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A iniciativa já criou 34 novos produtos/serviços com essas empresas em todo o Ceará. O programa é mais uma ação da Secitece para o fortalecimento da área de empreendedorismo digital do Estado.

Participaram do pré-lançamento do “Corredores Digitais 2017 – Programa de Aceleração de Startups” o reitor da Uece, Jackson Sampaio; o reitor da UVA, Fabianno de Carvalho; o presidente do Centec, Silas Barros; o presidente do ITIC, Carlos Artur; representantes do Nutec, da Embrappi, da Rede CVT, do IFCE, da Seduc, da ZPE e da Fecomércio, além de coordenadores de startups, bem comorepresentantes das prefeituras de Sobral, Jaguaribe e Cedro.

Assessoria de Comunicação da Secitece