COVID-19: Mapa faz um monitoramento dos casos de Coronavírus no Ceará

31 de março de 2020 - 17:49 # # # # #

Os dados são colhidos da Secretaria da Saúde e apresentados no mapa, mostrando o avanço do COVID-19 no Estado

Com o apoio do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), através da sua gerente de inovação, Bruna Sousa, uma equipe de voluntários elaborou um mapa com o objetivo de auxiliar, acompanhar e demonstrar graficamente as ações de combate ao Covid-19 no Estado do Ceará.

A ferramenta pode ser acessada pelo endereço www.mapacovid19.com, onde é possível ver o mapa interativo, que fornece informações atualizadas sobre os casos confirmados e detalha o número de casos ativos, recuperados e fatais.

O portal foi lançado no último dia 26 de março e é atualizado regularmente. O mapeamento dos dados é feito através de informações oficiais como a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), que divulga um relatório diário. Além disso, é possível encontrar informações sobre locais de diagnóstico, estatística e a divisão dos casos por município.

O idealizador do projeto, Anderson Benevides, explica que a iniciativa foi criada a partir da vontade de ajudar o Estado a divulgar informações corretas para a população durante a crise da pandemia ocasionada pela Covid-19. “Na primeira sexta-feira da quarentena, depois de assistir um filme sobre pandemia (Contágio), aquele cenário de ficção se tornando realidade me deixou impressionado e sem dormir. Então, durante a madrugada, peguei o notebook e iniciei o projeto, pois sentia que precisava fazer algo para nossa sociedade cearense”, afirma o programador. “No dia seguinte convidei alguns amigos que eu sabia que poderiam me ajudar e tocamos o projeto”, completa.

Além de Benevides, o grupo de trabalho que desenvolveu a ferramenta é formado também por Victor Sampaio, Midana Sana, Leandro Jackson, David Pereira, Flábio Assunção, Francisco Jocelio, Luiz Lucas, Francisco de Assis, Tiago Alencar e a gerente de inovação do Nutec, Bruna Sousa.

“O objetivo da Agência de Inovação é auxiliar e apoiar empreendedores e pessoas com ideias inovadoras. Foi pensando nisso que decidi fazer parte desse projeto”, explica Bruna. A gerente colaborou diretamente para a divulgação e a promoção da plataforma, bem como com orientações e levantamento de informações importantes para a ampliação do desenvolvimento da ferramenta.

O Mapa Covid19 CE tem o acesso gratuito e sem fins lucrativos. Para melhorar ainda mais a plataforma, os voluntários estão desenvolvendo um questionário que, a partir das informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), identificará a probabilidade do participante ter ou não Coronavírus e se faz parte do grupo de risco. Além disso, serão dadas orientações de acordo com o resultado. Vale ressaltar que esse questionário não dispensa o teste laboratorial.