Cumbuco conquista selo dedicado a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo

27 de outubro de 2022 - 20:14 # # # # #

Análises laboratoriais necessárias para a conquista da premiação global “Bandeira Azul” foram realizadas no Nutec.

Foto: Diário do Nordeste

A Praia do Cumbuco, localizada em Caucaia, no Ceará, é a primeira do estado a receber a premiação internacional Bandeira Azul. A certificação ecológica é concedida à praias, marinas e embarcações de turismo que atingem excelência em critérios como o foco em gestão ambiental, a qualidade da água, a educação ambiental, o turismo sustentável e a responsabilidade social.

Os indicadores que comprovam a excelência quando o assunto é responsabilidade socioambiental devem ser comprovados anualmente para manutenção do selo.

Leandro Alves, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), explica que três trechos foram analisados em toda a extensão do litoral do Cumbuco, resultando em mais de 280 amostras. O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) foi responsável pelas fases de coleta, análise e relatório final, que comprovaram a qualidade e a segurança da água marinha da região.

Gabriel Aguiar, representante da área de negócios do Nutec, comenta sobre a importância de contribuir com essa conquista do município de Caucaia, e de uma forma geral, do estado do Ceará. ” O selo Bandeira Azul inclui a Praia do Cumbuco no rol de praias com excelência ecológica”.

Gabriel ressalta ainda que as análises no Nutec acontecerão de forma contínua, possibilitando que o município de Caucaia acompanhe mensalmente a qualidade das águas para banho na região.

Serviços de análises de água

O Nutec oferece serviços de análise e monitoramento da qualidade da água para diversos fins de acordo com parâmetros regulamentadoras.

Entre os serviços ofertados, estão:

• Análises químicas e físico-químicas de águas subterrâneas, superficiais (brutas e tratada) para os diversos usos, como: consumo humano, irrigação, piscicultura, construção civil;

• Análises químicas e físico-químicas em matérias-primas para a indústria de saneantes, domissanitários e cosméticos, bem como em produtos acabados (detergente, água sanitária, desinfetante, etc);

• Laboratório móvel para coletas e análises em campo;

• Preparação de soluções reagentes para diversos fins, como: indústria, controle de qualidade, etc;

• Treinamento de recursos humanos na área de meio ambiente (estágios supervisionados);

• Consultoria relativa às áreas de tratamento de água, domissanitários e cosméticos.

qualidade, etc;

• Treinamento de recursos humanos na área de meio ambiente (estágios supervisionados);

• Consultoria relativa às áreas de tratamento de água, domissanitários e cosméticos.