Prêmio Exportador do Ano vai para NUTEC

10 de outubro de 2011 - 14:36

 

Das três empresas vencedoras do Prêmio duas tiveram apoio do NUTEC

A 6ª edição do Prêmio Exportador do Ano aconteceu nesta terça-feira (04).

A Comissão de Comércio Exterior concedeu a entrega do prêmio que ocorre a cada dois anos. A solenidade foi realizada no La Maison Coliseum, em Fortaleza, dentro da programação do encontro de Negócios da Língua Portuguesa.

Todas as empresas exportadoras cearenses concorrem ao Prêmio, cuja escolha foi feita através de uma análise baseada em critérios técnicos obtidos com o apoio da Secretaria de Comércio Exterior (S[ECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Na categoria Inserção de Mercado, para empresas iniciantes que realizaram a 1ª exportação, a vencedora foi a Sky Beach, indústria de moda praia que iniciou seu suas atividades em 2001 e começou a exportar em 2010. Representada na ocasião por Josefa Gecilma da Silva, a empresa é atendida pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- NUTEC, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior- SECITECE.

Na categoria Consolidação do Mercado o contemplado com o Prêmio Exportador do Ano foi Antônio José de Vasconcelos, representando a Fábrica de Redes Isaac que há 2 anos pediu apoio ao PEIEX para ampliar suas exportações. Apesar de já ter nascido grande e direcionada para o comércio exterior, a fábrica hoje exporta para 22 países.

O Presidente da Federação das Industrias do Estado do Ceará- FIEC, Roberto Macedo, lembrou que para os cearenses poderem alcançar melhores resultados no comércio exterior deve-se manter a qualidade dos produtos e o treinamento dos funcionários: “ É preciso que o nosso empresariado se conscientize que podemos colocar produtos de acordo com padrão mundial. Nós temos que preparar mão de obra e o gerenciamento da nossa indústria, para isso”.


Sobre o PEIEX

O Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX, objetiva aumentar a competitividade empresarial e promover a cultura exportadora. O Núcleo Operacional do PEIEX, no Ceará é coordenado e operacionalizado pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC, através da secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior- SECITECE, em convênio com a Apex-Brasil.

De abril a setembro de 2011 cerca de 600 empresas foram atendidas com 2600 ações de melhorias implantadas e 17 indústrias estão exportando. A maioria delas são microempresas (55%), 32% são pequenas empresas e 12% composto de médias empresas. No total, houve 97 treinamentos e capacitações, atendendo a um número de 2122 participantes. 30 empresas participaram de missões e feiras internacionais; 4 de workshops em comercio exterior e aconteceram 5 rodadas de negócio com traidins.

Através do PEIEX, a ApexBrasil ganhou o prêmio International Trade Center – ITC / OMC / ONU 2010 como a melhor agência de promoção comercial do mundo para países em desenvolvimento.

As áreas de atuação do PEIEX na Região Metropolitana de Fortaleza são agroindústria; alimentos e bebidas; apicultura; artesanato; calçados; confecções; couro; eletroeletrônica; gráfica; informática; madeireira e móveis; mármore e granito; materiais de construção; médico hospitalar-odontológico; metal-mecânico; metalúrgica; papel e celulose; plásticos; químico; têxtil; vidros.

Os interessados em saber mais sobre o PEIEX podem se dirigir a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- NUTEC na Rua Professor Rômulo Proença s/ n Campus do Pici ou ligar para o número (85) 31012898.

 

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing- ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
85 31016925