Nutec, através de sua Agência de Inovação, participa do Desafio Tack Brasil

19 de novembro de 2019 - 16:36 # # # # #

O evento tem como objetivo encontrar soluções inovadoras utilizando a tecnologia para questões culturais

A busca por soluções inovadores para questões que impactam a cultura e a sociedade motivou os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI a participar do Desafio Tack Brasil, evento que estimula o desenvolvimento de ideias para questões ligadas a inovação, tecnologia e criatividade realizada pela maior organização de empreendedorismo jovem do mundo, a ONG Junior Achievement. O evento ocorreu na última quarta-feira (06) e contou com o apoio do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), através de sua Agência de Inovação.

O Desafio Tack Brasil tem o objetivo de reunir estudantes, organizados em equipes, buscando soluções inovadoras para um desafio específico voltado para o mundo dos negócios ou questões contemporâneas. Na ocasião, 50 jovens, divididos em 10 grupos, tiveram que encontrar soluções e ideias de negócios para  “Como impulsionar e dar visibilidade a cultura em comunidades que estão fora dos centros?”. Ter um viés tecnológico e inovador eram critérios obrigatórios.

Durante o encontro, os alunos contaram com ajuda de mentores e voluntários que orientaram o desenvolvimento das ideias. As soluções criadas foram avaliadas por um juri qualificado que teve como projeto vencedor o GrafitArt, cujo principal objetivo é reduzir o preconceito em torno dos artistas urbanos e de suas criações.

O Coordenador de Inovação do Nutec, Eduardo Lima, participou da banca de jurados e afirmou a importância do reconhecimento do trabalho que a Agência de Inovação do Nutec. “Fazer parte de eventos de fomento ao empreendedorismo no Estado é gratificante e mostra como a Agência de Inovação pode difundir a cultura empreendedora”, afirmou. A equipe vencedora irá participar da final regional e nacional para disputar uma vaga na Brazil Conference, promovida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela universidade de Harvard, nos EUA.

Sobre a Brazil Conference

A Brazil Conference at Harvard & MIT ocorre todos os anos no mês de abril e é organizada desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, renomado polo de conhecimento no mundo. A motivação dos idealizadores era levar intelectuais e estudantes do Brasil para EUA afim de discutir os caminhos possíveis para o país no ano em que se comemoravam os 30 anos da democracia nacional. O evento cresceu tanto que já foi chamado pela imprensa de “Davos Brasileira”.

 

Conheça mais do Desafio Tack Brasil