Dez anos de certificação Iso 9001 para o Nutec

20 de dezembro de 2016 - 15:04

Dez anos de certificação ISO 9001 para o Nutec

Nutec é elogiado pelo empenho da equipe na busca de alcançar e melhorar os indicadores de gestão da qualidade.

Visibilidade e expansão de mercado são alguns dos benefícios de possuir a tão sonhada certificação Iso 9001. O termo “Qualidade” se aplica em todos os sentidos sejam eles profissionais ou pessoais. E é para renovar o certificado que mantém desde 2006 que a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), uma vez por semestre, recebe a visita do grupo BSI, organismo Certificador, acreditado pelo Inmetro, responsável pela certificação do órgão à ISO 9001:2008.

Desta vez, o auditor líder da BSI, Rodrigo Leite, verificou os indicadores do Sistema de Gestão da Qualidade. Os procedimentos dos setores são rigorosamente acompanhados pela Assessoria da Qualidade do Nutec para a constante adequação aos requisitos internos da instituição e da norma.

Foram avaliadas a Diretoria Técnica e Inovação (Ditec); as Gerências: de Négócios (Geneg); da Tecnologia da Informação e Comunicação (Getic); de Gestão de Pessoas (Gespe); Administrativa (Gerad); de Inovação Tecnológica (Geint); as Assessorias: de Relações Institucionais (Assin); Desenvolvimento Institucional (Adins); além da Central de Atendimento ao Cliente (Nucac) e a Incubadora de Empresas do Nutec (Partec).

O auditor explicou que os indicadores precisam ser bem calibrados, uma vez que subdimensionados geram acomodação e quando extrapolam a fronteira do possível, geram frustração aos colaboradores. Rodrigo Leite enfatizou, ainda, que não basta realizar as metas do SGQ, é necessário que fiquem registradas as evidências de efetividade das atividades previstas.“Fomos focar nos indicadores- houve uma evolução grande, ora com a mudança no formato da análise, ora com a mudança das próprias metas”- completa.

Com o auditório do Nutec lotado de colaboradores na reunião de encerramento, o auditor parabenizou o engajamento de todos na superação dos resultados e no empenho em melhorar os indicadores. A próxima auditoria será no dia 10 de março de 2017.

Benefícios que o Nutec obteve com a certificação:

1-      Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.

2-      Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.

3-      Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.

4-      Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.

5-      Aumento da Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.

6-      Maior Controle do Negócio pela Direção: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.

Arinne Oliveira

ASSCOM