Dia do Ceará celebra 219 anos de emancipação do Estado

17 de janeiro de 2018 - 13:09

O Dia do Ceará, comemorado nesta quarta-feira (17), marca os 219 anos da emancipação oficial de Pernambuco.

Para celebrar este dia, o Governo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Prefeitura Municipal de Aquiraz promovem uma programação comemorativa especial, realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 8h, na Praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz. Estão programadas para acontecer diversas apresentações culturais, como a do grupo musical da Tapera das Artes, do grupo Caninha Verde e da banda Os Alfazemas.

O público também pode conferir uma visita guiada ao Museu Sacro São José do Ribamar, equipamento da Secult, que abriga a exposição “A História do Ceará na Arte Sacra”. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Aquiraz e acontece inteiramente com entrada franca.

Desde 2004, a data é celebrada – por lei estadual lei nº 13.470 – de forma obrigatória em todos os órgãos e entidades públicas cearenses.

História

O Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, após assinatura da Carta Régia pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I. A justificativa foi de crescimento populacional e econômico apresentado.

Nesta data, conforme determina a legislação, anualmente é realizado evento oficial da independência no município de Aquiraz, primeira capital do Estado do Ceará.