Dia Internacional das Florestas e da Árvore

21 de março de 2019 - 11:26 # # # # #

 

Essa é uma data importante para sensibilizar as populações sobre a importância de manter as florestas em seus estados naturais, além do incentivo para o aumento das áreas verdes, essenciais à vida humana e do próprio planeta. Em nosso país, as ações ambientais são de extrema importância, já que possuímos a segunda maior extensão de florestas do planeta, atrás apenas da Rússia, e abrigamos grande parte da maior floresta tropical do mundo – a Amazônia – além de sua biodiversidade singular.

O Nutec tem como um dos seus principais pilares a sustentabilidade, por isso trabalha gestão ambiental e educação com base na conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente. Essa conscientização acontece através das boas práticas ambientais, bem como por projetos desenvolvidos ao longo dos anos. Além disso, a instituição investe em tecnologia, com seu  Laboratório de Energias Renováveis e de Resíduos Sólidos e Efluentes.

Origem do Dia Internacional das Florestas e da Árvore

Em 10 de Abril de 1872, o norte-americano Julius Stirling Morton promoveu no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, um dia dedicado às ações de reflorestamento e arborização de zonas centrais das cidades. A data ficou conhecida como “Arbor Day”.

Em 1971, quase um século depois da iniciativa de Stirling Morton, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, estipulou o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas. A data marca o início da primavera no hemisfério Norte. No hemisfério Sul, a data é comemorada também no começo da primavera, em 21 de Setembro.

Números preocupantes

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, revelou que o Brasil foi o país que mais apresentou índices de desmatamento entre os anos de 1982 e 2016. Os resultados do estudo, feito a partir da análise de fotos de satélites, foram recentemente publicados na revista Nature . (Fonte)

Segundo os dados do Boletim do Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ONG que realiza o monitoramento independente da floresta amazônica, o desmatamento na Amazônia voltou a crescer. Subiu 406% em novembro de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A disparada no ritmo de derrubada de árvores foi liderada pelo estado do Pará, que concentrou 63% dos alertas de desmatamento em toda a Amazônia Legal.

Foram derrubados 287 Km² de floresta (28.700 hectares). É como se seis parques do Ibirapuera (158 hectares) fossem ao chão a cada um dos dias de novembro. No mesmo mês do ano anterior, o SAD detectou 57 Km² desmatados em toda a Amazônia. (Fonte)