Drones e robô que desenha na Infobrasil 2015

29 de outubro de 2015 - 14:28

Drones e robô que desenha na Infobrasil 2015.

 

A feira que acontece até hoje (29) em parceria com o “Ceará faz Ciência” na Assembleia Legislativa, conta com a presença do Nutec.

 

No estande, técnicos do Laboratório de Automação e Robótica – Centauro expuseram os veículos aéreos não tripuláveis- os famosos drones- alguns deles, fabricados pela própria Fundação, através de uma impressora 3D. Raif Carneiro, um dos alunos de mestrado que realiza pesquisas no laboratório informa aos visitantes especificidades acerca das falhas dos motores e o trabalho que realiza no intuito de atenuá-las. Estudantes de várias escolas públicas do Ceará entusiasmaram-se com os drones, curiosos, queriam saber sobre funcionamento, construção e suas utilidades.

 

Dentre as diversas formas de utilidade para a sociedade, o Professor Doutor Tarcísio Costa, responsável pelo laboratório do Nutec, afirma que os drones poderão ser utilizados para monitoramento aéreo, vigilância e escaneamento de áreas rurais. “Existe uma lei Federal que determina que todas as propriedades rurais devem ser demarcadas”. Segundo ele, apenas 19% das terras no Ceará são demarcadas e o trabalho que se faz, no mínimo, em quatro dias, poderá ser realizado em vinte minutos, através dos drones.

 

Levi Pio, outro pesquisador do laboratório, apresenta aos presentes um robô de estrutura paralela que, conectado a um computador e a um amplificador de sinal, serve para realizar desenhos ou realizar cortes planos. “Uma aplicação para este equipamento é integrá-lo a um outro robô para possibilitar aquisição de movimentos (desenho e escrita) para quem possui limitações manuais”- completa.

 

A feira também conta com a participação de outro técnico do Nutec, Rosinaldo Braga, que apresenta a miniusina que processa biodiesel em pequena escala com o uso de qualquer tipo de óleo, seja extraído de semente oleaginosas- girassol, mamona, babaçu, etc.- ou de vísceras de peixe, para demonstrar aos participantes.

 

Francisco das Chagas Magalhães, Presidente do Nutec, comenta a importância da realização da Infobrasil porque eleva o debate sobre questões estratégicas para o Estado do Ceará, das tecnologias da informação e da comunicação: “A programação está reunindo especialistas locais e do país, garantindo que o evento se torne efetivamente um ambiente de formação de opinião, cooperação e aprendizado. Integrar a Semana Nacional de Tecnologia com a Infobrasil foi uma medida que agrega valor para ambas as partes. O Nutec comparece com seus inovadores projetos tecnológicos, atestando ao público presente sua condição de órgão que pensa e faz tecnologia e inovação”.

 

Para visitar o estande do Nutec na Feira Infobrasil e Ceará faz Ciência, realização da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da qual o Nutec é vinculada, compareça ao quinto andar do prédio anexo da Assembleia Legislativa na Av. Desembargador Moreira, 2807.

 

Arinne Oliveira

85 3101.6925 | 85 8732.2056

arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br