Drones para demarcação de terras

4 de novembro de 2015 - 18:58

 

Drones para demarcação de terras

Nutec e Idace reúnem-se para discutir parcerias em regulamentação fundiária.

Na manhã do último dia 3, o presidente, Francisco das Chagas Magalhães, diretores e supervisores da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) estiveram reunidos com Eduardo Barbosa, superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), além de diretoria e assessoria. Na pauta foram debatidas parcerias nas seguintes áreas: Regulamentação Fundiária (propriedade de terras), CAR(Cadastramento Ambiental Rural, Levantamento de nascentes e olhos d”agua, Demarcação do litoral, Levantamento de cooperativas e associações de pescadores no Castanhão- demarcação do litoral junto ao Serviço de patrimônio da União.

De acordo com Professor José Tarcisio Costa, responsável pelo Laboratório de Automação e Robótica do Nutec, a ideia seria a utilização de drones para registro e supervisão de áreas. A próxima reunião se dará através da união das equipes técnicas do Nutec e do Idace. Desde já, ficou acertado um projeto piloto experimental da tecnologia de drones para essas aplicações, possivelmente em Canindé.

Ficou combinado que Nutec e Idace prepararão projetos para o Fecop e FIT comuns e projetos no MAPP. Na próxima quarta-feira (11), às 15 horas, uma equipe do Idace visitará as instalações do Nutec: A cooperação entre o Nutec e o Idace representa uma oportunidade de expansão de resultados de cada instituição, tendo em vista a confluência de suas missões”, completa Magalhães.