Secitece 30 anos: Alece reafirma importância da pasta para o Ceará em sessão solene
28 de outubro de 2023 - 15:17 #secitece #Solenidade
Texto e fotos: ascom Secitece
Evento foi prestigiado por ex-secretários, dirigentes das vinculadas, servidores, pesquisadores e representantes do setor de CT&I
Uma sessão solene, realizada na tarde desta sexta-feira (27/10), marcou o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ao trabalho desempenhado pela Secitece ao longo de 30 anos. A cerimônia, presidida pelo deputado estadual Guilherme Sampaio, reforçou o papel da Secretaria em prol do fortalecimento do conhecimento científico, tecnológico e inovador no Estado.
A homenagem foi resultado de requerimento de autoria do deputado estadual Alysson Aguiar. Em sua fala, Aguiar destacou a Secitece como “grande parceira do povo cearense”. O parlamentar citou, ainda, a importância de pautas como a interiorização do ensino superior, presente na agenda da Secretaria.
“Sou de São Benedito e conheço de perto as dificuldades de nossos estudantes quando precisam se deslocar para ingressar em universidades em grandes centros urbanos”, lembrou Alysson Aguiar. “Devemos, sim, unir forças para que a gente possa estruturar as universidades no interior, construir novos campi e levar a educação superior aos quatro cantos do Ceará”, defendeu.
Reconhecimento aos dirigentes e ex-secretários
Na sessão solene, foram homenageados com certificados os ex-secretários que passaram pela pasta: Jurandir Picanço, Ariosto Holanda, Joaquim Cisne, Antônio Vasques, Hélio Guedes, René Barreira, Inácio Arruda, Nágyla Drumond e Carlos Décimo.
Receberam homenagens a titular, Sandra Monteiro, e os dirigentes das instituições vinculadas: Hidelbrando Soares (Uece), Carlos Cleber (Urca), Izabelle Mont’Alverne (UVA), Francisco Magalhães (Nutec), Raimundo Costa (Funcap) e Acrísio Sena (Centec). Os servidores da Secitece Raimundo Queiroz e Neila Lucena também foram homenageados com certificados.
Houve ainda a concessão de placa comemorativa pelos 30 anos da Secitece, entregue em nome do povo cearense à secretária Sandra Monteiro.
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, falou em nome dos homenageados. Em seu discurso, Inácio contou sobre o processo de construção do sistema de Ciência e Tecnologia cearense, e da luta em defesa de investimentos para o setor, ainda na época da redemocratização do País.
O secretário do MCTI reforçou o papel da Secitece e de seus dirigentes. “Não há uma área da atividade humana em que a pesquisa não seja necessária. O conhecimento científico é básico para o projeto de desenvolvimento. É nesta hora que é preciso uma liderança política que compreenda esse papel. Por isso, os parabéns para a Secitece é um parabéns, também, para os pesquisadores. Que a Secretaria viva por séculos garantindo o progresso do Ceará e do Brasil!”, conclamou.
Articulação e continuidade
A tônica da fala da secretária Sandra Monteiro foi de agradecimento: ao governador Elmano de Freitas; aos deputados, em nome do presidente da Comissão de C&T, Marcos Sobreira; aos ex-secretários da Secitece; aos servidores, pesquisadores e demais integrantes do ecossistema cearense de Ciência, Tecnologia, Inovação,Educação Superior e Profissional.
“Agradeço também a esse estado, por permitir que uma alagoana, guiada pela excelência do conhecimento, se estabelecesse aqui, apoiada por um pilar familiar consciente de que a educação transforma vidas”, disse.
Durante seu discurso, a titular da Secitece ressaltou o “caráter articulador” da pasta. “Ao longo desses 30 anos, a Secitece vem cumprindo sua missão de grande articuladora, coordenando e viabilizando a geração, difusão e aplicação do conhecimento, com apoio das vinculadas e órgãos colegiados. Essa rede envolve, ainda, o Governo Federal, a quem devo agradecer,a parceria do MCTI. O espírito de cooperação se estende ao setor empresarial e à iniciativa privada, bem como às gestões municipais e demais órgãos governamentais, a exemplo da Fiocruz e da Embrapa”.
Esse papel aglutinador da Secitece pode ser demonstrado, de acordo com Sandra, no “Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, construído coletivamente e de forma cooperativa pelos diversos atores e agentes que produzem e são beneficiários diretos dos avanços da CT&I no Ceará.
“Estamos acompanhando a materialização desse esforço conjunto e que foi idealizado pelo plano: aumento do número de empresas e da competitividade na área de TIC, a expansão da educação superior pública, a consolidação de um Hub de Inovação e o olhar atento às potencialidades das energias renováveis”.
Sandra destacou o olhar cuidadoso do governador Elmano de Freitas, que não tem medido esforços para continuar colocando a pauta da Secretaria na agenda de realizações e investimentos do Estado.
“Para mim, é uma honra dar continuidade a essa trajetória de sucesso da nossa secretaria. E só existe sucesso quando existem pessoas engajadas, dedicadas e cientes da sua missão. Vida longa à Secitece”, finalizou.