Empresários aprendem sobre exportação com o PEIEX

21 de outubro de 2011 - 16:51

Após um café da manhã descontraído, palestras e apresentação dos resultados do projeto.Cerca de 100 empresários, parceiros e interessados em ampliar seus  negócios no Comércio Exterior estiveram presentes na última quinta-feira (20) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC. Os participantes puderam aprender sobre marca empresarial com o especialista da APEX Brasil em propriedade intelectual, Heberto Mendonha: ‘A evolução do mercado nos impõe que tenhamos uma marca moderna”.

Para explicar sobre os serviços oferecidos- muitos gratuitamente- pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, Rogério Correia, explanou o auxilio que a Instituição pode prestar na eliminação das barreiras técnicas devido as exigências dos padrões mundiais “Quando uma empresa se desenvolve com normas internacionais, estará menos sujeita a não aceitação no comercio exterior”- explicou o especialista do INMETRO.

A coordenadora do Projeto de Extensão Industrial Exportadora- PEIEX, Gorettti Braga, apresentou os resultados obtidos durante o ano e provocou reflexão nos empresários que não visam a necessidade de preparação para o comércio exterior: “ Quem não quiser exportar deve querer, pelo menos, sobreviver no mercado e para isso é necessário melhorar a competitividade. Se não você vai morrer!”. Os empresários puderam ainda compartilhar experiências com colegas participantes do projeto, visualizando os casos de sucessos apresentados pelos extensionistas e os depoimentos dos proprietários das empresas que aumentaram suas margens de lucro, ampliaram seu mercado ou melhoraram o faturamento.

 

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
85 31016925