Encontro do Ceará 2050 tem participação da Fundação

8 de dezembro de 2017 - 18:55

Criar um ambiente favorável ao crescimento é o grande desafio a ser enfrentado pelas empresas e pelo poder público

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) reuniu na manhã desta sexta-feira (08.12) diversos representantes das principais entidades que compõem o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para discutir o projeto Ceará 2050. O encontro foi aberto pelo secretário Inácio Arruda e levantou os desafios de desenvolver o Ceará em um cenário com dificuldades e oportunidades específicas nos próximos 30 anos. 


A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) se fez presente através  do presidente, Francisco Magalhães, e do diretor de empreendedorismo e negócios da instituição, Ricardo Mendes. Na ocasião, Magalhães destacou o trabalho desenvolvido pelo Nutec junto às empresas. O presidente ainda ressaltou o papel dos recursos humanos neste processo. Para ele, seriam necessárias mais pessoas para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de alto impacto, que possam impulsionar o Estado para um estágio avançado de sustentabilidade, tecnologia e eficiência.  

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) esteve representada pelo Prof. Joaquim Celestino Junior, que apresentou dados de pesquisas com relação ao histórico dos investimentos e direcionamentos do setor público e privado para situar a posição do Estado nos últimos anos e planejar as ações futuras de maneira precisa, tanto nacional e quanto internacionalmente. 


O objetivo foi o de sensibilizar e conscientizar as lideranças sobre os novos parâmetros de desenvolvimento que o Governo do Estado pretende investir seus esforços nos próximos anos junto à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Associação Técnico-Científico Eng. Paulo de Frontin (Astef), principais entidades à frente do Ceará 2050.

A conversa deu importância para o atual momento do Ceará no que diz respeito à patentes, criação de novos negócios, qualificação de profissionais, pesquisadores e atração de investimentos. Alguns desses pontos ainda precisam de muito trabalho para que consigam dar resultados em médio e longo prazos, porém já são identificados e estão dentro das atividades planejadas pelo projeto nos próximos anos.