Engenharia Civil do Nutec faz avaliação dos viadutos afetados com explosivos

17 de janeiro de 2019 - 10:51 # # #

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e o Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (Lareb), da Universidade Federal do Ceará, fizeram avaliação estrutural dos viadutos afetados através de Ensaios Não Destrutivos (END). O trabalho é uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Os engenheiros e técnicos das entidades estiveram no viaduto da CE-040, próxima à Ypióca, que sofreu uma forte explosão no último dia 10 de Janeiro. Através de equipamentos como o pacômetro e o ultrassom foi possível elaborar um diagnóstico dos danos causados na estrutura e determinar o tamanho, o local, a necessidade e o tipo de reparo.

O pesquisador do Laboratório de Ensaios Físicos do Nutec, João Medeiros, explica que além de contribuir com um diagnóstico preciso, os END permitem diminuir os custos para o Governo do Estado. “As técnicas utilizadas nos Ensaios Não Destrutivos possibilitam a identificação dos danos causados na estrutura do viaduto, sem danificar a construção e, depois do laudo, realizar o reparo apenas onde realmente for necessário, evitando que o Governo gaste verba restaurando todo o viaduto.”

A reabilitação das estruturas começará a ser executada a partir dos laudos. O professor de Engenharia Civil da UFC, Esequiel Mesquita, afirma que será possível determinar uma ordem de prioridade, começando pelos viadutos mais afetados.

Os laudos estão previstos para serem entregues na próxima semana e determinarão o tipo de restauro que cada equipamento deverá ser submetido, bem como a ordem de prioridade e urgência.

Através de sua capacidade instalada, tanto de laboratórios como de pessoas, na área de engenharia civil, o Nutec é reconhecido como órgão de referência que contribui com as construtoras e com o Estado do Ceará no atendimento das demandas oriundas do setor de construção.

Ensaios Não Destrutivos (END)

Para garantir a segurança das estruturas de concreto é necessário averiguar sua condição com um nível elevado de precisão e detalhe. A forma usual de se inspecionar e fazer diagnósticos do desempenho das estruturas de concreto é feita com ensaios de resistência à compressão, onde são extraídos fragmentos da própria estrutura para análise. Porém, esse procedimento nem sempre é recomendado devido à geometria dos elementos estruturais, que muitas vezes não permite extrair testemunhos com as dimensões padronizadas para os ensaios, bem como os próprios riscos e danos que o seccionamento de estruturas pode causar. A utilização de ensaios não destrutivos é uma alternativa mais atraente, por ser um método moderno, mais preciso em suas análises, com um maior detalhamento e sem a necessidade de danificar a estrutura.

 

Saiba mais