Engenheira do Nutec realiza palestra no IFCE Quixadá

11 de novembro de 2022 - 20:17 # # # # #

“Alvenarias afetadas por umidade e sais” foi o tema da apresentação.

A engenheira e pesquisadora do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Mariana Leite, foi uma das palestrantes da II Semana das Engenharias do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Quixadá, que aconteceu entre os dias 8 e 11.de novembro. Em formato presencial, palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos abordaram o tema: “Conhecimento, Tecnologia e Sustentabilidade”.

Visando formar profissionais habilitados para o serviço de recuperação de edificações, a palestra: “Alvenarias afetadas por umidade e sais” esclareceu conceitos básicos sobre tipos e causas de anomalias causadas por umidade e sais, e apresentou metodologias para inspeção. “O campo da engenharia diagnóstica é multidisciplinar! Por isso, todo profissional da construção civil deve estar preparado para a atuação de pesquisa, e para isso existem laboratórios como os que temos no Nutec”, afirma a palestrante.

Mariana enfatiza que a umidade é um dos principais agentes de deterioração das construções. “Em nosso dia a dia, é fácil encontrarmos paredes manchadas ou fissuradas, com desgastes de pintura, ou até mesmo marcas escuras motivadas por agentes biológicos. A causa dessas anomalias pode estar na presença de água e sais nos materiais componentes desses elementos construtivos, sendo papel dos engenheiros a busca pela correta identificação de causas, origens e formas de reparo dessas manifestações patológicas”, explica.

O encontro proporcionou ainda que os participantes pudessem conhecer a atuação do Nutec na área de materiais, pesquisa e projetos. A palestrante comemora: “o momento com os alunos do IFCE de Quixadá foi engrandecedor, e muitas dúvidas sobre o assunto foram sanadas, deixando o aluno mais confiante para uma atuação eficaz no mercado de trabalho.