Engenheiros do NUTEC visitam Centro de Monitoramento de Aerogeradores

20 de abril de 2011 - 11:55

A equipe de engenheiros da Divisão de Mecânica, Elétrica e Energia da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará DIMEE / NUTEC, que pesquisa sobre energia eólica, esteve no dia 19 de abril visitando as instalações do Centro de Monitoramento de Aerogeradores da empresa Suzlon, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza.

O objetivo da visita foi conhecer os procedimentos utilizados pela empresa para monitorar e operar, em tempo real, os 186 aerogeradores da marca Suzlon, instalados em vários parques eólicos na costa cearense.

 

Assim, a equipe de engenheiros do Nutec (Raimundo Montefusco, Filipe Lopes, Jean França e o estagiário Isaac Sousa) pôde agregar novas informações à pesquisa sobre energia eólica que, no momento, está sendo finalizada em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC. O projeto visa o desenvolvimento de um pequeno aerogerador de 1Kw de potência que será instalado em pequenas propriedades rurais e trará como benefício o fornecimento de energia para as comunidades.

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
85 31016925