Estagiário do Nutec disputa Olimpíada de química no Irã

27 de junho de 2017 - 19:01

O evento internacional acontecerá em Teerã, no mês de agosto, e contará com a participação de mais dois cearenses

Rudson Brendon Cordeiro da Silva, aluno do curso de Bacharelado em Química da UFC e estagiário do Laboratório de Química Instrumental (Labcaju) do Nutec, representará o Ceará na 21ª edição da Scientific Olympiad for University Students, na modalidade Química, que acontecerá em Teerã, capital do Irã, no período de 13 a 17 de agosto.

Junto com Rudson, José Marques Neto e Sueslley Rodrigues, também estarão defendendo o Estado no evento. Os três receberam a notícia da classificação na tarde de sexta-feira (23), no Auditório Ícaro Moreira, no Centro de Ciências da UFC, na solenidade de premiação da primeira Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ). Essa é a primeira vez que um país latino terá representantes na Scientific Olympiad for University Students.

Rudson recebeu medalhas das mãos do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, e do presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), Robério Fernandes Alves de Oliveira. “Essa é uma conquista que me deixa muito feliz. É o fruto da dedicação à graduação.” conta Rudson, que ficou em 3º lugar.

Como estagiário do Nutec, Rudson teve a oportunidade de realizar vários ensaios, entre eles, multiresíduos de agrotóxicos em diversas matrizes, como frutas, hortaliças e água, utilizar equipamentos como cromatógrafos a líquido e a gás, acoplados a espectrômetro de massas, espectrofotômetro e outros. “Estou desde fevereiro no Nutec e aprendi muito aqui. A equipe é muito competente, os laboratórios são super bem equipados e tive a oportunidade de vivenciar tudo isso.” concluiu Rudson.

Scientific Olympiad for University Students

As Olimpíadas Internacionais em Matemática Científica, Química e Estatística para Estudantes Universitários já está na sua 21ª edição. Nesses 15 anos, participaram do evento estudantes iranianos e do Afeganistão, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Bielorrússia, China, Chipre, Alemanha, Indonésia, Cazaquistão, Malásia, Omã, Polônia, Rússia (Astara Khan), Síria, Serilanka, Tajiquistão, Turquemenistão, Ucrânia e Iugoslávia. O objetivo é encorajar os estudantes universitários a estudar de forma competitiva e criar oportunidades para a promoção de sua classificação acadêmica.

Os testes acontecem na língua inglesa e aborda assuntos de química analítica I e II, análise instrumental, química inorgânica I e II , química orgânica I, II e III, e identificação espectrométrica de compostos orgânicos, química física I & II e Introdução à Química Quântica.