Evento de apresentação das empresas contratadas pelo Centelha II tem 11 iniciativas apoiadas pelo Nutec

8 de maio de 2024 - 18:21 # # # #

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, esteve presente e referenciou a Agencia Nutec de Inovação como um Ambiente de Inovação propício para desenvolvimento das startups.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), promoveu nesta quarta-feira (08/05) o evento de apresentação das empresas contratadas pelo Centelha II no Ceará. Representantes das 11 startups aprovadas com o apoio do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) no edital de 2024 do Programa estiveram presentes.

Das 11 iniciativas apoiadas pelo Nutec, 9 passaram por todo o processo proposto pelo programa de incubação de empresas “Você, Empreendedor!”. As startups receberam consultorias, mentorias e acompanhamento em diversas áreas, como financeira, contábil, marketing, jurídica, propriedade intelectual, além de contar com o suporte de um time de especialistas nas áreas de Alimentos, Materiais, Água, Energia, Meio Ambiente, e acesso à infraestrutura laboratorial e serviços tecnológicos do Nutec.

As outras duas startups participaram através de atividades focadas no edital do Centelha, onde foram ofertados pelo Nutec plantões tira-dúvidas, bate-papos, criação de grupos em aplicativos de mensagens para orientações e trocas de experiências entre os candidatos, além de mentorias com aprovados no Centelha 1 e revisão das propostas submetidas em todas as fases do processo seletivo.

“Dentro do evento de hoje, pudemos observar uma grande diversidade de ideias e conhecimentos. Foi uma oportunidade excelente para conhecer a todos pessoalmente e ser introduzida aos treinamentos que teremos ao longo da jornada do Centelha”, afirmou a Dra. Janaína Sobreira, empreendedora responsável pela startup Cenanoink, que se destaca na produção de tintas inteligentes à base de Nanopartículas.

Centelha

O Programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Aos projetos selecionados, o Programa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI.