Nutec participa da Feira do Conhecimento 2019

14 de outubro de 2019 - 15:36 # # # # #

Assessoria de Comunicação Secitece

Mostrar o que o Ceará faz em ciência, tecnologia e inovação é um dos principais objetivos da Feira do Conhecimento 2019 (FdC3), que chega a sua terceira edição apresentando o que de melhor o Estado produz nesse setor.

A Feira vai reunir a partir de quarta-feira (16/10), academia, empresas, governo e comunidade com atrações que vão desde hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, planetário, Salão do Inventor, Ceará Faz Ciência, a palestras, oficinas, maratonas e rodadas de negócios.

São 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T.

Entre os convidados, Silvio Meira, Bráulio Bessa, Camila Farani e Lia Medeiros, que são referência na atualidade nos campos do empreendedorismo, tecnologia, inovação e ciência.

O Nutec, mais uma vez participa da Feira apresentando, em um estande de 54 metros quadrados, os serviços e pesquisas desenvolvidos pela instituição, como setor de robótica, com seus robôs de Lego, o pioner, a impressora 3D e o Drone.

O Nutec realiza ainda, durante a Feira do Conhecimento, um debate sobre nanotecnologia, com o objetivo de aproximar a sociedade do entendimento de como se faz ciência no Brasil. A mesa redonda acontece no dia 19 de outubro, no palco principal do evento, com o tema “Do laboratório à sociedade: entenda como a nanotecnologia atua no nosso dia a dia”. O objetivo é debater os avanços científicos e os desafios a serem vencidos para romper a barreira pesquisa/indústria.

A mediação é da supervisora do núcleo de materiais do Nutec, Janaína Sobreira, e contará com a participação do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, do pesquisador Antônio Gomes de Sousa Filho, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pierre Basílio Almeida Fechine, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, Ênio Pontes de Deus, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Taisa Antônio Gomes de Sousa Filho Sandolli Rossetto, especialista em desenvolvimento sustentável – Linha de Calçado Melissa/Grendene.

A Feira do Conhecimento 2019 é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/Ce e será realizada de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A expectativa é reunir mais de 15 mil visitantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.feiradoconhecimento.com.br


Feira de Soluções para Saúde

Este ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estará mais uma vez presente na programação da Feira do Conhecimento, com a Feira de Soluções para Saúde. Com o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, a Feira de Soluções apresenta atividades abordando diversos assuntos que impactam a saúde da população, além do Hackathon, maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados buscam discutir novas ideias e desenvolver projetos a partir de uma grande base de dados disponível.

Palco do Conhecimento

O Palco do Conhecimento é uma das novidades da FdC3 e será instalado no centro do pavilhão de exposições onde acontecerão as principais palestras, painéis, shows e solenidades de premiação. Com formato 360º equipado com painéis de LED, o palco terá caráter multiuso e utilizará tecnologia silent, dando versatilidade para o ambiente e possibilitando realizar até três eventos simultâneos com capacidade para até 300 pessoas.