Fortalecimento do controle da qualidade de sanidade animal é tema de reunião no Nutec

8 de novembro de 2017 - 19:19

A parceria entre UECE, Adagri e Nutec visa gerar o máximo de benefícios à sociedade brasileira

O presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, recebeu na manhã de terça-feira, 07.11, a visita do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, e o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), José Amorim Sobreira Neto. Na pauta, as muitas possibilidades de parcerias estratégicas entre Nutec, UECE e Adagri. Biotecnologia, agropecuária e agência de inovação são três das principais áreas de pesquisa e projetos que despertam o interesse as instituições para iniciar a cooperação.


Durante a reunião, o diretor da Adagri mostrou a necessidade de um local para as instalações do seu laboratório de defesa animal no campus da Uece. O laboratório atende uma antiga reivindicação da Agência para realizar diagnóstico das enfermidades de animais de interesse da defesa sanitária animal e saúde pública tais como Brucelose, Tuberculose, Raiva, Anemia Infecciosa Equina, Mormo, salmoneloses, micoplasmoses entre outras.

O Nutec vem desenvolvendo ações em conjunto com a Adagri, a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e ouros órgãos do Estado com a finalidade de suprir a ausência de laboratórios de referência no Ceará nas áreas de alimentos, leite e sanidade animal. Agora, a Fundação junto com a Adagri contam com o apoio da UECE para a criação do laboratório de sanidade animal.


Participaram também da reunião, o vice-diretor da Faculdade de Veterinária da UECE, Dárcio Ítalo Alves Teixeira, a gerente Avatar Martins, e a responsável pelo laboratório, Simone Martins, além dos diretores do Nutec Ricardo Mendes e Charles Nobre, o gerente da área de química e alimentos, Jackson Malveira, a mestre em Química Analítica, Crisiana Andrade, e o engenheiro químico Rafael Bartolomeu.