Francisco Magalhães participa do congresso da ABIPTI 2023
30 de agosto de 2023 - 09:47 #congresso #mcti
O presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, prestigiou a 10º edição do congresso promovido pela a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), nos dias 28 e 29 de agosto, no Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC).
Com o tema “Tecnologia Nacional para Insumos Estratégicos”, o evento reuniu gestores de ICTs públicos e privados, representantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipal, comunidades científica e civil para discutir os principais temas relacionados à pesquisa tecnológica no Brasil.
Para Magalhães, o X Congresso da Abipti aborda uma questão extremamente importante para o país. “São painéis com especialistas de ICT’s, empresas, academia e governo debatendo a realidade brasileira e as alternativas e estratégias que levarão o Brasil para um patamar de desenvolvimento que represente menos dependência do provimento externo de insumos para áreas estratégicas como saúde, defesa, telecomunicações, agronegócio e outros“, destacou.
Investimento
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, marcou presença no congresso da ABIPT anunciando a criação de programas e novos recursos, em especial para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, com quase 10 bilhões, além de cerca de 8 bilhões do ministério de CT&I para o programa de retomada do crescimento, em especial para obras de infraestrutura.
ABIPTI
Criada em 1980, a Associação foi instituída em histórica reunião realizada em Recife-PE, em 3 de dezembro de 1980, tendo como fundadoras diversas instituições ligadas à Ciência, Tecnologia e Pesquisa, entre elas o Nutec, que desempenha parceria contínua com a iniciativa.
A Abipti reúne cerca de 150 associados, entre entidades públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, distribuídas nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.
Líder do movimento há mais de 40 anos, a Associação atua como uma das principais instituições do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do país, por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.
Fonte: https://portal.abipti.org.br/