Frutal 2015

4 de setembro de 2015 - 12:49

Frutal 2015

Acordo foi assinado com a presença de autoridades locais e do Ministério da Integração Nacional

Foi assinado, no último dia 1, durante a abertura da 22ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal) acordo de elaboração do Plano Diretor de Irrigação do Estado do Ceará. O Plano, assinado pelo Secretário Interino de Irrigação, Antônio Carvalho Feitosa, visa potencializar o setor agrícola do Estado. “O Plano tem um papel importante para o desenvolvimento do Ceará, já que inclui a otimização dos recursos hídricos, infraestrutura necessária para produção agrícola e a possibilidade de segmentação nos investimentos da irrigação”. O Secretário disse, ainda, que o Ministério da Integração Nacional coloca-se à disposição para apoiar os projetos de agricultura irrigada pertencentes ao estado do Ceará.

Durante a solenidade, o Secretário Chefe de Gabinete do Estado do Ceará, Élcio Batista, que representou o Governador do Estado, Camilo Santana, ressaltou que o atual momento de crise pode ser aproveitado para explorar as potencialidades do estado do Ceará no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, em particular a crise hídrica. O Secretário se mostrou bastante otimista em relação à finalização das obras de transposição do rio São Francisco, previstas para 2016, o que irá impulsionar a agricultura irrigada do Estado. “A infraestrutura hídrica é um assunto que o Governador Camilo Santana tem dado bastante atenção, não apenas por ser da área, mas também por ser um assunto de interesse social”.

O primeiro dia do evento foi finalizado com autoridades reunidas no palco, entre elas ao Secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, Osmar Baquit, seu Secretário Adjunto, Euvaldo Bringel, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Ferrucio Feitosa e o Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará, Flávio Saboya. Também participaram da solenidade de abertura, o Superintendente do SEBRAE, Joaquim Cartaxo, o atual presidente do Instituto Frutal, Jânio Olinda, e seu o diretor técnico Erildo Pontes.

Na feira, destaque para a Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece) que apresentou projetos como o Intercaju no qual o Governo do Estado procura desenvolver a cadeia produtiva da cajucultura no Ceará, com inclusão social, competitividade na agricultura familiar e sustentabilidade. No estande, um quadriciclo agrícola, desenvolvido por uma de suas empresas incubadas, promete melhorar a vida no campo. Voltado para a agricultura familiar, o equipamento é uma alternativa econômica e ecológica para o pequeno agricultor que quer automatizar sua produção. A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secitece, apresentou os modelos de drones adquiridos e fabricados pela Fundação e suas possíveis aplicações para beneficiamento da agricultura. Dúvidas acerca dos serviços prestados pelo Nutec, como análise em água e alimentos. O Secretário-adjunto da Secitece, Francisco Carvalho e o Presidente do Nutec, Francisco Magalhães, marcaram presença.

Os secretários municipais de agricultura e meio ambiente do Ceará participaram, no dia 2, de encontro coordenado pelo presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente (Comdetec), José Edmundo Araújo, contou com a presença de mais de 20 secretários de ambas as pastas, vindos de municípios como Viçosa do Ceará, Morada Nova, Sobral e Redenção.

O tema central da reunião, “Segurança Hídrica – Água e Produção de Alimentos”, serviu como base para que os secretários pudessem discutir sobre o novo projeto integrado de agricultura do estado do Ceará que vem sendo estudado pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). O projeto, que contempla os munícipios cearenses, levando em conta suas particularidades e aptidões, tem como objetivo ampliar a inserção entre o Governo do Estado e as Secretarias Municipais, para que, juntos, construam as politicas estratégicas de agricultura para o Estado do Ceará.

Para o coordenador de agricultura de sequeiro, da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Hélio Chaves, o encontro serve para incentivar os municípios a investirem no setor primário da agricultura. “Este encontro proporcionou uma aproximação com os secretários de agricultura e meio ambiente dos municípios do Ceará para que cada um pudesse discutir a realidade da sua região. É, também, uma forma de incentivar o apoio à produção agrícola visto que esta atividade movimenta grande fatia da economia do Estado”.

Alguns projetos da Seapa, como o projeto de reserva alimentar animal, desenvolvido em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), que visa disseminar conhecimento para que os produtores garantam alimentos para seus rebanhos mesmo em períodos de seca, foram citados como exemplo. O secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, comenta que algumas ações já estão sendo trabalhadas para tornar o Ceará apto a enfrentar situações adversas. Ele cita o plantio de palmas, a formação de um banco de reserva de alimentos com o capim irrigado, a ampliação de feno e silagem, além de plantios resistentes à seca.

“Em municípios com maior disponibilidade de água, a estratégia é incentivar o plantio de culturas com maior valor agregado e maior geração de empregos, com o menor consumo de água na irrigação”, explicou. Segundo o secretário adjunto, o maior desafio é construir projetos adequados ao Ceará com adesão de todos os municípios, seguindo as mesmas diretrizes.

Frutal: a feira

A Frutal se realiza desde 1994 e recebe cerca de 38.000 visitantes por ano, que assistem ao evento para conhecer as últimas novidades do setor de frutas, flores e agroindústria. O evento atrai produtores, importadores e fornecedores de serviços para o setor, além de técnicos, entidades públicas, maquinárias e outros profissionais da cadeia produtiva. Além dos lançamentos do segmento, os participantes se atualizam durante as palestras e fórums técnicos, intercambiam experiências e realizam negócios.

Fonte: VSM Comunicação
Assessoria de Comunicação do Nutec