Fundação debate Leilão de Eficiência Energética no Brasil

31 de agosto de 2018 - 10:07

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL apresentou uma proposta que prevê a realização de um leilão inédito para o setor de energia, uma concorrência para incentivar iniciativas que reduzem o consumo de eletricidade por meio de medidas de eficiência, um negócio conhecido no segmento como “Eficiência Energética”.

Dentro desta ação, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, através de sua Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação – Gemea, realizou, na manhã da última sexta-feira (15/06), um mini seminário sobre Mecanismos de Leilão de Eficiência Energética. O evento teve como finalidade debater soluções de mercado para fomentar ações desse tipo no Brasil.

O mestre em Engenharia de Controle e Automação Industrial, Epitácio Nascimento, explicou que o Programa de Eficiência Energética – PPE, propõe, a partir das alternativas consideradas, um leilão de geração de energia às avessas, algo inédito no Brasil. Na ocasião, Epitácio ressaltou a importância do programa: “O projeto visa reduzir o consumo de energia utilizando tecnologia de maior eficiência, isto é, modificar as luminárias de todas as edificações que estão distribuídas no Brasil, trocar a refrigeração e a climatização ineficiente por mais eficientes e, a implantação de micro usinas fotovoltaicas,” explanou.

Além de gerentes e diretores da Fundação, estiveram presentes representantes da Agência Reguladora do Estado do Ceará – Arce, da 3E Engenharia e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab. Após o seminário, o Gerente da Gemea, Raimundo Montefusco, fez a entrega de dois livros sobre Leilões de Eficiência Energética aos representantes da ARCE e da empresa 3E Engenharia.