Fundação expõe compostagem como prática sustentável

25 de agosto de 2017 - 19:24

Laboratório do Nutec abordou atividades ecológicas e informações sobre tecnologias sustentáveis no Recicla Nordeste 2017

O Recicla Nordeste 2017 ocorreu na última quarta (23/8) e quinta-feira (24/8), no RioMar Fortaleza, destacando diversas atividades e tendências sobre sustentabilidade, consumo e urbanização inteligente. A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) esteve nos dois dias de evento, mostrando conteúdo sobre compostagem e Selo Verde.

A participação do Nutec foi feita com o apoio de um dos laboratórios de sua rede, o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), que conta com equipamentos precisos e pessoal especializado acerca de toxicidade, reciclagem, biogás, análises físico-químicas e ambientalismo.

A compostagem foi explorada através de uma oficina realizada pelo engenheiro civil Roani Veras, podendo ser aplicada em residências e reutilizando o lixo orgânico das casas. A prática é antiga, ainda pouco difundida nas rotinas domésticas, mas muito útil quando se pensa em sustentabilidade.

Patrícia Mendes e João Emanuel Matos, ambos técnicos do Larse, abordaram o Selo Verde, mostrando os requisitos para aquisição dessa certificação e qual a importância dele para as organizações que o conquistarem. O selo é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e conta com os serviços do Larse para alcançar alguns dos critérios exigidos para o reconhecimento junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

No período do Recicla Nordeste deste ano, estudantes, pesquisadores, empresas e órgãos públicos entraram em contato com tecnologias, investimentos e conceitos aplicados para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, com economia de recursos, reaproveitamento de materiais, energias limpas e consumo consciente.