Climatização, legislação e fiscalização é tema de reunião

9 de maio de 2017 - 15:15

Fundação promove evento para profissionais da área, pesquisadores e empresários sobre qualidade do ar

O engenheiro mecânico Francisco de Assis Medeiros, ex-presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos de Alagoas (Abemec-AL) é o convidado que irá expor os detalhes da legislação pertinente, fiscalização e formação para especialistas. A intenção é apresentar e comentar sobre o Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) que ele implantou em diversas instituições públicas e privadas. O encontro acontecerá quarta-feira, às 14h, no Auditório Telmo Bessa no endereço da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Rua Prof. Rômulo Proença, s/n, Campus do Pici, Fortaleza.

É uma oportunidade para conhecer mais o tema, entender as nuances da lei e se preparar para uma possível atuação nesse mercado, que será ainda mais importante com um maior rigor na fiscalização, preocupação com sustentabilidade, riscos ambientais e de trabalho. Com maior atenção para a qualidade do ar, surgirá uma demanda maior por serviços de inspeção, controle, redução de danos para poluentes, emissão de gases por indústrias e empresas, o que vai demandar profissionais mais qualificados, tecnologia especializada, operação e manutenção de equipamentos.

O PMOC visa estabelecer as medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação do estado de limpeza, remoção das sujeiras e a manutenção de todos os componentes dos sistemas de climatização, visando garantir a plena qualidade do ar de interiores e a prevenção aos riscos à saúde dos ocupantes dos ambientes climatizados.

O objetivo do evento é sensibilizar as categorias de engenheiros mecânicos e empresários para essa temática, entendendo melhor a legislação de segurança e medicina do trabalho, informar sobre as diversas práticas nesse ambiente, sejam as adequadas e corretas quanto às inadequadas e errôneas. Será um espaço para discussão do PMOC, levantamento de informações, troca de experiências e análise de oportunidades de atuação nesse mercado.

Haverá também um foco nos procedimentos para implantação do PMOC, normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e documentação obrigatória de cumprimento do PMOC. O Nutec tem o apoio para essa realização do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE), Associação dos Engenheiros Mecânicos e Industriais do Ceará (Aemi-CE) e a Câmara Eespecializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CEEMM do Crea-CE).

Assessoria de Relações Institucionais (Assin)

Assessoria de Comunicação (Asscom)

Rainer Lima Leal Fone: (85) 3101.6925