Evento amplia olhares na área aeroespacial e de defesa

4 de maio de 2017 - 16:00

Fundação vai se concentrar ainda mais nas tecnologias e serviços para esses setores


O Aerospace & Defense Symposium 2017, que ocorreu recentemente no Parque Tecnológico de São José dos Campos, São Paulo, contou com a participação da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e passou a reforçar a vocação da instituição para novas tendências em aviação e compatibilidade eletromagnética. O evento é mundial, totalmente gratuito e já passou por 18 países.

O convite foi feito pela empresa alemã Rohde and Schwarz, que promove o A&D Symposium, mantém relações com a fundação para compra de equipamentos e trabalha com eletrônica em vários segmentos, como testes eletrônicos, segurança cibernética, radiomonitoramento, radiolocalização, radiocomunicação, transmissão e mídia.

A visita e participação no encontro foi fundamental para ampliar os olhares sobre o mercado desses segmentos de eletrônica e defesa, estabelecer contatos com empresários, gestores governamentais e pesquisadores do ramo, além de permitir a aproximação com as últimas tecnologias e aparelhos.

Segundo Raimundo Montefusco Arraes Júnior, Gerente de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação (Gemea), o evento permitiu aos participantes ter contato com as inovações desse meio, com os equipamentos atualizados, como osciloscópios, analizadores e antenas, aprimorando assim o uso frequente desses instrumentos de testes e medições.

Encontra-se em fase de implantação o Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética (Lacem) da fundação, que já conta com equipamentos de alta performance e pretende ser referência estadual e regional na área. A participação do Nutec no A&D pôde estabelecer conexões com empresários, estudiosos e interessados, que puderam conhecer a fundação e suas atividades em diferentes segmentos da engenharia para possíveis parcerias e projetos.

Importante destacar os especialistas, as pesquisas e os projetos do Nutec na área elétrica, eletromagnética, de automação, robótica e energias renováveis, que direta e indiretamente podem se beneficiar, agregar conhecimento e valor ao setor aeroespacial e de defesa no qual o Lacem também se lança.

Vale ressaltar também a importância do Laboratório de Medidas Eléticas (LME), que possui serviços já acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e poderá integrar as atuações do Lacem em suas variadas atividades, conferindo mais segurança, qualidade e precisão, além dos equipamentos e capital humano especializado.


Assessoria de Relações Institucionais (Assin)

Assessoria de Comunicação (Asscom)

Rainer Lima Leal        Fone: (85) 3101.6925