GEAC 2018 discute os desafios da gestão ambiental nos municípios

9 de março de 2018 - 16:43

O evento, que aconteceu em Beberibe, contou com a participação do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec


O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), participou nesta quarta-feira (07.03) de mais um encontro do GEAC 2018 – I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais, desta vez em Beberibe. O evento teve como principal foco a discussão de temas de interesse da administração municipal, como os desafios da gestão ambiental nos âmbito dos municípios, a formação de Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), o Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM), o Programa Selo Município Verde, a Certificação Praia Limpa e o Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm). 

Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, esses encontros são importantes para “fortalecer o sistema municipal do meio ambiente, fortalecer o órgão gestor de cada município cearense e também fortalecer as políticas que estão sendo desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado”.

De acordo com a especialista em Meio Ambiente do Nutec, Patricia Mendes Barroso, a Fundação terá papel essencial no atendimento aos municípios através do seu Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes, que desenvolve diversas pesquisas na área de compostagem, produção de biogás, além de coleta seletiva, classificação de resíduos sólidos e análise de água e efluentes.

 O evento contou ainda com a participação de prefeitos e gestores municipais da área ambiental de 8 municípios do Litoral Leste e 15 do Médio Jaguaribe.

GEAC 2018

O GEAC 2018 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Sema, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), com o apoio do Ministério Público (MP).