GEAC 2018 encerra série de 12 seminários em Sobral

6 de abril de 2018 - 14:15 # # # #

Fonte: Sema

Temas de interesse da administração municipal são debatidos 

Com a participação do titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Herbert Lobo, e demais convidados e prefeitos, o GEAC 2018 – I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais chegou à etapa final. Na quarta-feira (28) a Caravana Verde esteve em Sobral para o último encontro de um a série de 12, com gestores de 184 municípios do Ceará. A diretora de Inovação Tecnológica do Nutec, Iêda Nadja Montenegro, e o professor Ronaldo Stefanutti, também estiveram presentes no evento. 

“O GEAC tem como propósito, fortalecer a gestão ambiental nos municípios,” afirma o titular da Sema. “Estamos encerrando uma jornada, através da qual foi possível dialogar com 184 municípios. Avalio que estamos contribuindo para que cada vez mais, os municípios conheçam as nossas políticas ambientais”. Artur Bruno destacou ainda que com o apoio da Sema, Sobral está elaborando o Plano de Manejo da Unidade de Conservação de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha.

O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), participou de todos os  encontros do GEAC 2018 – I . Os eventos tiveram como principal foco a discussão de temas de interesse da administração municipal, como os desafios da gestão ambiental no âmbito dos municípios, a formação de Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), o Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM), o Programa Selo Município Verde, a Certificação Praia Limpa e o Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm). 

O GEAC 2018 é uma realização do Governo do Estado, por meio Sema, o Ibama, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE).

Todas as etapas do GEAC 2018 contou com a participação do titular da Sema, do Ibama no Ceará, da Semace, dos prefeitos das localidades que abrigam o evento e representantes do MPE, da Agace e da Aprece. Todos participaram do painel participativo que discutiu estratégias e instrumentos para fortalecimento da gestão ambiental no âmbito dos governos locais.

Núcleo de Comunicação

  • Assessoria de imprensa

    Paula Facó

  • Produção de Eventos

    Silvana Rodrigues