Geração do Conhecimento 5.0: estagiários desenvolvem micro robô colaborativo no Nutec

6 de dezembro de 2019 - 15:47 # # # # #

Os estudantes João Vitor de Lima Sousa e Ana Jully Teófilo de Sousa, ambos de 18 anos e alunos do Curso Técnico em Automação Industrial da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Raimundo Célio Rodrigues, localizada em Pacatuba, desenvolveram um micro robô colaborativo de baixo custo e baixo consumo de energia para crianças cadeirantes e autistas. O trabalho foi realizado no Nutec durante o período de estágio supervisionado.

O projeto do micro robô colaborativo foi intitulado Projeto Kacthu (Pakacthuba) e sua arquitetura é constituída de uma rede de sensores ultrassônicos para percepção de distância aos obstáculos e sinal de entrada de algoritmo computacional anticolisão. O Kacthu foi prototipado rápido em impressora 3D e é controlado através de aplicativo instalado em smartphone. Por ser um dispositivo de comunicação Bluetooth, permite o comando remoto em até 10 metros em rede sem fio.

“Quando decidimos criar algo, o objetivo era ajudar as crianças que têm deficiência e promover isso de uma forma divertida, para que tivesse a leveza de uma brincadeira”, explica João Victor.

No dia 29 de novembro, os alunos apresentaram o projeto do miniveículo robô colaborativo Kacthu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Maria de Sá Roriz de Monguba-Pacatuba. “A gente queria ver como o projeto ia ser abraçado pelas crianças, como elas iam reagir, se iam gostar. O resultado foi super positivo e elas amaram”, relata Jully Teófilo.

Capacitação

O estágio supervisionado dos alunos teve início em 21 de agosto de 2019, no Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro) do Nutec, sob a supervisão do Engenheiro Dr. Renato Cândido Zimmermann. Para a realização do projeto e montagem de um micro robô colaborativo para crianças cadeirantes e autistas, estabeleceu-se um Plano Participativo de Trabalho de estágio.

O Nutec, dentro das iniciativas estaduais e regionais para a Revolução 4.0 da Indústria, está com a iniciativa intitulada “Geração do Conhecimento 5.0”. Tem como propósito a capacitação em sala de aula e em laboratório de capital intelectual humano para manufatura aditiva com tecnologia de impressão tri dimensional FDM e SLA/DLP, robótica colaborativa industrial, inteligência artificial, visão computacional e Internet das Coisas-IoT.

Curso de Técnico em Automação Industrial

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), dentre os seus cursos ofertados, tem em destaque o Curso de Técnico em Automação Industrial, para formação de profissional para atuar em diversos segmentos industriais, tais como indústrias siderúrgicas, energia, celulose, automobilística, naval, aeronáutica, metalúrgica, petroquímica, têxtil, alimentícia, e todos os segmentos do setor eletroeletrônico, que cada vez mais têm buscado tecnologias de ponta, equipamentos modernos microprocessados e a automatização de seus processos produtivos. O profissional com formação técnica em Automação Industrial atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Além disso, realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais.