Gerente do Senai visita estrutura do Nutec de automação, robótica e automotiva

22 de agosto de 2017 - 19:28

O objetivo é firmar parceria para atender a demanda da indústria nessa área


Durante a manhã desta terça-feira (22), o gerente do Senai Cetis (O Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do SENAI), professor Tarcísio Bastos, esteve na sede da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) para visitar as instalações e equipamentos do Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro) e do Laboratório de Inspeção Veicular (LISV). O objetivo é firmar parceria entre as duas instituições para atender as demandas da indústria.

Na ocasião, Tarcísio Bastos relatou que a visita foi muito positiva. “A área de automação é um dos setores que mais demandam serviços. Por isso, o interesse do Senai de fechar parcerias. “O Nutec, através do Centauro, conta com inteligente e sofisticado conjunto de robôs móveis bastante versáteis para quase todas as aplicações indoor de robôs industriais e de serviços, envolvendo engenharias de telecomunicações, de computação, mecânica e de materiais”, completou.

A ideia é que juntos, Nutec e Senai, desenvolvam tecnologias para facilitar e atender as demandas da indústria. Para o professor Doutor Tarcísio Costa Filho, responsável pelo Centauro, a automação é a grande saída para a indústria. “Hoje, a visão é a indústria 4.0. O processo industrial está se transformando de forma irreversível e quem quiser ter sucesso nesse novo cenário terá de desenvolver novas habilidades para aumentar a competitividade”.

Tarcísio Bastos também visitou as instalações do Laboratório de Inspeção Veicular (LISV), que hoje tem toda a infraestrutura para emitir um diagnóstico veicular de qualidade e precisão.


Estiveram ainda na reunião o diretor de empreendedorismo e negócios do Nutec, Ricardo Mendes, o gerente de mecânica e energia, Raimundo Montefusco, o professor da UFC, George Thé, o engenheiro do Centauro, Renato Zimmermann e o engenheiro do LISV, Francisco Higino.  A próxima reunião com o Senai está marcada para terça-feira (29) na sede do Nutec.

Indústria 4.0

A chamada indústria 4.0 já é uma realidade. Está cada vez mais automatizada e controlada por robôs. Máquinas dotadas de sensores conseguirão comunicar-se entre si – e tornar o processo produtivo cada vez mais eficiente. Com o avanço dos sistemas de big data e da chamada internet das coisas, o controle da produção pode ser feito remotamente.