Governo do Estado lança Ceará 2050

2 de outubro de 2017 - 16:30

O projeto vai traçar mecanismos para acelerar o desenvolvimento econômico e humano para as próximas três décadas

Os diretores da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)  Ricardo Mendes e Charles Nobre estiveram nesta segunda-feira (2) no Centro de Eventos do Ceará para a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. 

A iniciativa, lançada pelo governador Camilo Santana, tem coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC)  em conjunto com toda a rede de universidades cearenses, contando também com consultorias nacional e internacional. O plano parte da consciência de que, apesar das muitas conquistas ao longo de sucessivos governos, o Estado precisa avançar para atender à celeridade das demandas sociais.

Trata-se de uma pactuação entre governo, municípios, entidades, movimentos sociais e sociedade civil para planejar o Estado que teremos em 2050. “O Brasil perdeu a cultura de planejar a médio e longo prazo. A ideia do Ceará 2050 é recuperar essa rotina de discutir e debater as ações para a nossa sociedade. Pensar qual o Ceará que nós queremos para o futuro, independentemente de governo. Este é um projeto de Estado. Ele precisa ser discutido com todos. Vamos envolver todos os setores, produtivos, sociais e políticos”, afirmou o governador Camilo Santana.

Cerca de quatro mil pessoas, entre gestores estaduais, municipais, representantes do setor produtivo, do Judiciário, do Legislativo, das universidades e do terceiro setor, além de servidores e jovens de todo o Estado, participaram do evento de lançamento da plataforma que pretende discutir os próximos 30 anos numa perspectiva de promover o desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades e aprimorar os serviços essenciais para a população, como saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública, geração de emprego e renda.