Governo Federal lança edital para financiar feiras de ciência

3 de novembro de 2011 - 13:19

O Governo Federal lançou no último dia 26/10 edital de R$ 7,2 milhões para financiar projetos de feira de ciências nas escolas públicas. O programa será coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de apoiar a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas de âmbito nacional, estadual e municipal/distrital, como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, com vistas ao despertar das vocações científicas e/ou tecnológicas e identificação de jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras na área.

Sondagens iniciais dos técnicos do MCTI mostram forte interesse de instituições de ensino em participar. Cerca de 350 entidades já procuraram o ministério com projetos de feiras de ciência, em busca de financiamento. O destino dos R$ 3 milhões será definido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), parceiros do ministério no programa. A intenção é de que o programa comece a liberar os recursos no início de 2012.

Envio de propostas – As propostas para a Chamada MCTI/CNPq nº 25/2011 – Apoio à realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até a data-limite de 05 de dezembro de 2011. A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet ocrrerá a partir do dia 15 de dezembro de 2011.

De acordo com o secretário-executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, a prioridade do ministério é “inverter o quadro histórico” no desenvolvimento tecnológico e científico do país – tradicionalmente importador de bens e serviços com maior valor agregado. Iniciativas como o programa de disseminação de feiras de ciências nas escolas públicas e a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), lançada no mês passado, vão em direção à meta acordada entre Dilma e Mercadante de implementar gestão “mais ativa” no ministério.

“Antes, no entanto, de pensar em disputar mercado com o conhecimento e os produtos externos, precisamos gerar uma dinâmica interna”, afirma Elias. “Por isso é central atuar em escolas públicas, que é onde é formada a maior parte dos trabalhadores brasileiros”.

Para ver o edital na íntegra, clique aqui.

Com a Assessoria de Comunicação do CNPq