Governo participa de Feira Internacional de Rochas Ornamentais

30 de maio de 2016 - 20:58

Governo participa de Feira Internacional de Rochas Ornamentais

De 31 de maio à 3 de junho, ZPE, CearáPortos , Nutec e Adece estarão expondo as novidades e articulando a participação de investidores no Setor de Rochas Ornamentais. Na foto, o braço robótico pode ser utilizado como processo de automação para corte de rochas.

A partir de hoje (31), às 3 da tarde, o Governo do Estado participa da Fortaleza Brazil Stone Fair, através da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), Companhia de Integração Portuária do Ceará (CearáPortos), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A.(Adece). Com o tema “O novo caminho das rochas ornamentais”, a Feira Internacional do Mármore e Granito realizada pelo Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran/CE) acontece até o dia 3 de junho, no Centro de Eventos.

O Nutec apresentará uma nova forma de cortar rochas e realizar detalhes em granitos através do Centro de Referência em Automação e Robótica, que propõe a automatização dos processos de corte, hoje feitos manualmente, através de braço robótico. Já o Laboratório de Rochas Ornamentais do Nutec divulgará os serviços exclusivos no Ceará na área de rochas ornamentais, como os ensaios de caracterização tecnológica, a avaliação do comportamento de materiais rochosos, durabilidade das rochas e alterações após a aplicação em ambientes internos e externos, assim como resistência aos fatores exigidos em normas nacionais e internacionais. Como demonstração de alguns dos ensaios realizados pelo laboratório, o visitante da feira poderá conhecer o processo de realização de medição de brilho, cor e alteração de rochas.“O setor de rochas ornamentais apresenta grande perspectiva, razão pela qual essa feira assume um papel significativo. Ter acesso a novas formas de gestão e de produção, além de inovação tecnológicas, traz para as empresas desse segmento a oportunidade de internalizar perfis de empresas competitivas. O Nutec conhecerá de maneira aprofundada as principais demandas das empresas, além de apontar para o futuro da instituição enquanto órgão de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, comenta Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec.

Durante o encontro será confirmado o compromisso assumido pelo Governo do Estado com 20 empresas do Espírito Santo do setor do granito que já assinaram o protocolo de reserva para instalarem unidades de produção na área da estatal ZPE. Segundo o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Antonio Balhmann,gerará um investimento de aproximadamente 400 milhões de reais. Atualmente, esse segmento direciona a maior parte das exportações para os Estados Unidos e passarão a operar do Ceará. “A maioria das empresas extrai os blocos de granito de pedreiras no nordeste brasileiro e industrializa no Espírito Santo, com um custo adicional enorme de transporte e logística. Ao se instalarem na ZPE Ceará, elas diminuirão esses custos e continuarão exportando para outros países, se tornando mais competitivas no mercado”, explicou.

Mario Lima, presidente da ZPE, explica que participará da feira por achar que o mercado do granito é uma transformação industrial voltada para exportação: “Estaremos presentes de modo a recepcionar fazendo um trabalho de atração de investimento para instalação de unidades de produção na ZPE, particularmente no setor 2, que está preparado para este fim. De forma complementar com a ação da Adece, na parte de incentivos fiscais estaduais e com o movimento de fornecedores locais, da Ceará Portos, na parte de infraestrutura de movimentação portuária e do Nutec com a caracterização de rochas ornamentais poderemos tornar o segmento de granito mais forte no Estado.” reforça.

Outro atrativo do Complexo Portuário do Pecém, o Porto, apresentará uma das melhores estruturas do país a movimentação de carga. Atualmente o Governo do Estado está investindo na segunda expansão que irá aumentar essa capacidade para 750 mil teu´s por ano. O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa comenta: A participação neste evento para a Cearáportos é muito importante visto que estamos em busca de novos negócios. Aqui temos mais uma oportunidade de divulgar nossos diferenciais e conquistar outros investimentos para o Estado”.

A Adece irá mostrar para os empresários os benefícios de investir no Ceará: “O Ceará tem uma grande vocação no âmbito das rochas ornamentais e o setor poderá crescer significativamente. Para isso, o Governo do Estado trabalha fortemente no sentido de atrair empresas beneficiadas para o Ceará, com foco na ZPE. A Adece está na Stone Fair desde a sua primeira edição e vem apoiando o setor desde 2008, quando instituiu a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral (CS Mineral). Estaremos no evento para, dentre outras ações, prospectar investidores e novos negócios e promover, ainda, uma interlocução entre os integrantes do setor produtivo mineral e o poder público.” diz o presidente da Adece, Ferrúcio Feitosa.

A feira tem como objetivo a exposição internacional de mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. A programação acontece das 15 h às 22 horas, do dia 31 de maio ao dia 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão leste, Portão E.

Arinne Oliveira
85 3101.6925 | 85 989709124