Aedes Aegypti é tema de reunião com agentes da Prefeitura

30 de abril de 2017 - 23:55

Grupo de saúde e prevenção conscientizou os colaboradores da fundação

Endemia de doenças ligadas ao mosquito foi abordada em campanha promovida pela Regional 3 para informar e tirar dúvidas sobre a Zica, a Chikungunya e a Dengue. O encontro ocorreu no auditório Telmo Bessa, quinta-feira (27/4) às 9h.

Vários funcionários e gestores da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) puderam perguntar sobre os sintomas, tratamento e procedimentos para contato com as equipes de saúde públicas e privadas. Foram utilizados vídeos explicativos, dados de pesquisas e até mesmo amostras do ciclo de vida do mosquito para exposição.

A intenção do evento foi de alertar para os riscos dessas doenças e conscientizar sobre as formas de impedir a proliferação do mosquito, bem como as medidas de curto, médio e longo prazos que estão sendo tomadas para reduzir a incidência de infectados.

A equipe da prefeitura conseguiu desmistificar muitos mitos e especulações sobre as doenças, principalmente sobre a Zica e a Chikungunya, que são as mais recentes e tem causado medo em muitas pessoas, principalmente sobre os sintomas e tratamentos. O espaço permitiu também compartilhar experiências sobre as doenças e artifícios para aliviar o impacto delas nas vítimas, como parentes e amigos próximos.

O período chuvoso intensifica os cuidados, porque o aumento do número de caso dessas viroses se amplia, causando mortes e muitos problemas de saúde colaterais. Grávidas, idosos e crianças precisam de ainda mais atenção, pois os sintomas são ainda mais fortes, podendo trazer sequelas mais duradouras, principalmente para os bebês de mães infectadas.

A visita da equipe pôde listar um conjunto de ações simples na rotina que podem acabar com os focos do mosquito, como o tratamento adequado do lixo, aterramento de vasos de planta, limpeza de calhas d’água, bem como o uso de repelente para evitar as picadas do Aedes Aegypti.

Serviço

O aplicativo para celular e tablet “Xô, Mosquito!” foi desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza com o intuito de conseguir o engajamento dos fortalezenses no combate aos focos do Aedes aegypit, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ferramenta reúne informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, formas de prevenção e check list de medidas preventivas.

Assessoria de Relações Institucionais (Assin)

Assessoria de Comunicação (Asscom)

Rainer Lima Leal            Fone: (85) 3101.6925