Homenagem ao Mês da Mulher reúne pesquisadoras da CT&I do Ceará

27 de março de 2024 - 16:03 # # # #

Fotos: Chico Gomes

Em alusão ao Mês da Mulher, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 27 de março, o encontro entre pesquisadoras da área da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará.

A secretária da Ciência,Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, a vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, Diana Azevedo e a diretora da Associação Promotora de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Maíra Nobre estiveram no Nutec para debater junto às pesquisadoras da instituição sobre os desafios, as oportunidades e as conquistas femininas no campo da Ciência.

O evento foi conduzido pela diretora de Operações e Negócios do Nutec, professora Dra. Fádia Valentim, que refletiu sobre a contribuição feminina na Ciência. “As mulheres têm desempenhado um papel primordial no avanço científico e tecnológico ao longo da história. Embora tenham enfrentado desafios e discriminação de gênero, elas fizeram contribuições significativas nestas áreas”, enfatiza. A diretora destacou ainda importantes mulheres ao longo da história cujas contribuições para o mundo foram de grande relevância.

Dra. Fádia assumiu a mediação da roda de conversa entre as convidadas e as pesquisadoras do Nutec. Durante o debate, houve uma troca significativa de experiências, onde as convidadas compartilharam suas jornadas pessoais e profissionais e discutiram sobre os desafios cotidianos que as mulheres enfrentam ao seguir carreiras acadêmicas.

Manfredo Lins, Dra. Iêda Montenegro, Dra. Sandra Monteiro, Francisco Magalhães, Dra. Maíra Nobre e Dra. Fádia Valentim

O presidente do Nutec, Francisco Magalhães destacou que a ocasião foi planejada com o intuito de estimular novas pesquisadoras e estabelecer uma rede de apoio entre as mulheres cientistas no Ceará. “O fortalecimento individual das mulheres na ciência repercute positivamente em toda uma série de resultados, e o Nutec mantém um compromisso constante com a igualdade de oportunidades e o suporte a essas mulheres, afirmou o presidente.