Inauguração da primeira estação de Gás Natural Renovável no Ceará

19 de abril de 2018 - 11:00 # # # # #

Na manhã desta segunda-feira (16.04) representantes da Fundação Núcleo e Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec estiveram na inauguração da GNR Fortaleza (Gás Natural Renovável Fortaleza), no município de Caucaia, zona metropolitana da capital cearense. O empreendimento é o primeiro do gênero no Norte Nordeste.

 

O projeto se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e sancionada em 2010. O biogás é produzido no ASMOC (Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia), que diariamente recebe cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares.

“Essa foi uma preocupação da Ecofor Ambiental, pensando não apenas em atender a legislação, mas também em encontrar uma tecnologia de tratamento de resíduos que tornasse o processo cada vez menos agressivo ao meio ambiente. Então, a empresa procurou parcerias no mercado e identificou a Ecometado. E assim, foi pensada e concretizada a GNR Fortaleza”, explica o diretor-presidente da Marquise Ambiental, Hugo Nery.

O biogás é purificado e convertido em biometano ou gás natural renovável. Serão produzidos aproximadamente 84 mil m³ de biometano por dia, e, futuramente, a planta será ampliada para produzir até 150 mil m³ de gás diariamente, tornando-se, assim, a maior do país, até o momento, em volume de GNR especificado segundo as regras da Agencia Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro produz, em média, de 800 gramas a 1 quilograma de resíduos sólidos urbanos. São mais de 250 mil toneladas de lixo produzido diariamente no país, sendo que o biogás gerado pela decomposição destes resíduos é composto principalmente pelo gás metano, desperdiçado e emitido para a atmosfera.

Com a instalação da GNR Fortaleza, além da produção de biometano, será possível evitar que mais de 520 mil toneladas de gás carbônico sejam lançados na atmosfera anualmente, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e contribuindo positivamente para as futuras gerações. Trata-se, portanto, de uma solução sustentável que contribui para minimizar os problemas ambientais e de saúde, provenientes da gestão ineficiente do lixo.

“Antes o gás produzido no ASMOC era desperdiçado, sendo queimado ou emitido para a atmosfera. Com a GNR Fortaleza, vamos suprir uma parcela importante do gás natural consumido no estado, além de reduzir a emissão de metano, que é 21 vezes mais nocivo como gás de efeito estufa ante o CO2 (dióxido de carbono)” comenta o gerente de implantação de projetos da Ecometano, Thales Motta.

O gás produzido pela GNR Fortaleza poderá ser injetado na rede e, dessa forma, ser comercializado com clientes da Cegas – concessionária local. Essa também é uma inovação tecnológica e de modelo de negócio implementada pela parceria entre Marquise e Ecometano, visto que, de acordo com Thales Motta, apenas outro projeto operado pela Ecometano no Rio de Janeiro possui autorização da ANP para injeção no gasoduto da concessionária de gás estadual.

A GNR Fortaleza, que funciona em caráter experimental desde dezembro de 2017, já atende a demanda da indústria de Cerâmica Cerbras. “Acreditamos no Desenvolvimento Sustentável, que visa suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as futuras gerações. Quando a Cegás nos ofertou a possibilidade de substituir o Gás Natural pelo Gás Natural Renovável, abraçamos imediatamente essa causa, pois sabemos da sua enorme importância. Acreditamos que o maior resultado é a diminuição da emissão do gás metano na atmosfera, um benefício global”, Mariana Mota – Diretora Industrial da Cerbras.

Esse é mais um investimento em tecnologia da Marquise Ambiental, por meio de parceria da Marquise Ambiental com a Ecometano Empreendimentos, empresa pioneira no setor de produção de gás natural renovável (GNR). A Marquise atua na área de tratamento de resíduos desde 1984, sendo a terceira maior do país em coleta de lixo. Já a Ecometano, empresa totalmente nacional fundada em 2012, recebeu no final de 2017 a primeira autorização da ANP concedida a planta de gás natural renovável em funcionamento no país.

Em Fortaleza, o projeto é único, mas pode se expandir para outros aterros operados pela Marquise. Isso dependerá de estudos de viabilidade e do mercado consumidor da região do aterro.

GNR – NUTEC

A GNR e o Nutec já atuam em parceria para coleta de gases da planta da GNR. O Laboratório de Resíduos Sólidos (Larse) é o primeiro do Estado qualificado para analisar biogás e biometano, atendendo aos requisitos da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O Nutec faz as análises de biocombustível dentro da Resolução ANP nº 685/2017, que regulamenta a qualidade do biometano de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto. Segundo o Dr. Ari Clecius, responsável pelo Larse, a instituição é pioneira no Estado neste tipo de análise, além de ser um dos poucos laboratórios do país com capacidade de atender a esta demanda tecnológica. “Este convênio com a GNR possibilita validar a qualidade do biometano produzido, além de contribuir para o aumento e diversificação da matriz energética do Estado” conclui.

Fonte: Tribuna do Ceará