Incubadas no Nutec e Centec foram graduadas na AL-CE

16 de abril de 2012 - 12:49

A sessão solene, em comemoração a 25 anos da Embrapa, aconteceu na Assembléia Legislativa do Ceará.

As empresas Sabor Tropical e BioClone incubadas, respectivamente, na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec) e no Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) foram graduadas em Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, na ultima sexta-feira (13). A graduação, a partir do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (Proeta), fez parte da agenda do evento que homenageou os 25 anos da Embrapa Agroindústria Tropical. O Nutec e o Centec são vinculados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

A cerimônia foi aberta com um pronunciamento do deputado estadual Hermínio Resende, que explanou a importância da Embrapa para a sociedade cearense. Encerrada essa etapa, a Embrapa foi homenageada com uma placa de agradecimento da Assembléia Legislativa. Em seguida, o chefe-geral da Unidade, Vitor Hugo de Oliveira, expôs, objetivamente, um balanço das ações realizadas pela Unidade e dos avanços obtidos durante o período.

Na etapa final da sessão, Fernando Furlani, da empresa Sabor Tropical, incubada no Nutec e o representante da empresa BioClone, Roberto Caracas, incubada no Centec, receberam placas relativas às conquistas. A graduação é o processo de final de incubação de empresas e uma prova de que os empreendimentos estão prontos para se desvincular das incubadoras e partirem para o mercado.

Sobre a Sabor Tropical

De São Gonçalo do Amarante foi Incubada no Parque Tecnológico do Nutec (Partec), a Sabor Tropical foi criada por meio de um projeto em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical. A empresa cearense fabricante de cajuína, tem como missão absorver a produção de caju dos pomares de cajueiro-anão precoce, implantados na fazenda por processos tecnológicos disponíveis e de baixo custo. Atualmente, a empresa já atua com a produção do suco clarificado de caju (cajuína). No entanto, o objeto de sua incubação foi o processo de extração de carotenoides do bagaço do caju, após processado.

Sobre a BioClone

Criada em agosto de 2008 no Eusébio, a empresa fornece ao produtor rural mudas de alto padrão de qualidade e é especializada em micropropagação de plantas (bioclonagem) para produção comercial de mudas clonadas em larga escala. A BioClone surgiu de uma oportunidade de incubação em cultura de tecidos por meio do Proeta, em parceria com a Incubadora do Instituto Centec (Intece).

Arinne Oliveira
Assessora de Comunicação do Nutec