Nutec busca Indicação Geográfica para valorizar produção de Jaguaruana

20 de setembro de 2019 - 16:31 # # # # #

O trabalho desenvolvido para a solicitação do selo das redes de dormir de Jaguaruana busca agregar valor a esse produto tradicional

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará – Nutec, por meio de sua Agência de Inovação, esteve em Jaguaruana na última quinta-feira (19) a fim de continuar as atividades que estão sendo realizadas na região para a solicitação do selo de indicação geográfica “Jaguaruana – terra da rede”. O projeto conta com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Campus Jaguaruana e da Associação dos Fabricantes de Redes de Jaguaruana – Asfarja. Na pauta, os últimos detalhes para a finalização do Caderno de Especificações Técnicas e do Plano de Controle do Conselho regulador do selo de Indicação.

De acordo com a agente de inovação do Nutec, Silvanira de Oliveira, essa é uma fase que requer um trabalho minucioso e preciso, por se tratar do passo a passo da fabricação das redes. “Os produtores são extremamente capacitados para falar de sua cultura e da forma de produção das redes, contudo a tradução para critérios de avaliação e dos requisitos de qualidade têm sido um trabalho árduo devido à natureza subjetiva das atividades”, afirma.

Este trabalho tem demonstrado o quanto um selo de reconhecimento e originalidade em âmbito nacional será oportuno para que os produtores se apropriarem, com totalidade, de sua tradição, além dos benefícios econômicos que serão agregados, como o aumento da renda local e a abertura de novos mercados.

Na oportunidade, estavam reunidos o Presidente da Associação, Pinheiro Júnior, e os produtores que estão trabalhando no repasse das informações sobre a produção, os critérios de qualidade e a execução das redes de dormir, conforme a tradição do local.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Agência de Inovação clicando aqui