Inovação para a análise de patrimônios históricos do Ceará

9 de janeiro de 2018 - 11:49

Através de Ensaios Não-Destrutivos, o Nutec realiza diversas análises para preservação da segurança das edificações


A Fundação de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através do seu Laboratório de Engenharia Civil, está realizando diversas análises no patrimônios históricos cearenses. O trabalho é uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e já utilizou técnicas inovadoras de ensaios não-destrutivos em monumentos de Sobral, Aracati, Viçosa e Fortaleza.

O grande diferencial destes estudos é que, através dos Ensaios Não-Destrutivos (END), podemos investigar as propriedades dos materiais sem destruí-los ou fazer quaisquer alteração nas suas características. O objetivo é saber a durabilidade da resistência do patrimônio edificado no Estado do Ceará.

No dia 23.11, representantes do Laboratório de Engenharia Civil estiveram em Viçosa do Ceará para realizar um estudo referente à avaliação da segurança estrutural da Igreja do Céu. Para o gerente do laboratório, Dr. Esequiel Mesquita, este tipo de trabalho é muito importante: “Essas construções têm grande valor histórico, além de componentes artísticos que devem ser preservados, e há pouquíssimos trabalhos desenvolvidos nesta área. Por isso a pesquisa, em primeiro lugar, é fundamental para que possamos cuidado desses monumentos”.

Vale salientar que neste projeto tanto foram desenvolvidos estudos sobre a resistência sísmica das construções históricas de Sobral, considerando os sismos que ocorreram na cidade em 2008, quanto já  foram investigadas as propriedades de segurança de edificações em Fortaleza e em Aracati.

O Nutec conta ainda com a parceria das Universidades do Porto, Universidade de Aveiro e Universidade de Florença para estudar esses patrimônios.