Centec e Nutec realizam seminário de integração

29 de julho de 2015 - 17:11

Centec e Nutec realizam seminário de integração

Aconteceu nesta terça-feira (28), às 14h30, um encontro entre representantes do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), no intuito de promover integração entre as duas instituições a partir de seus respectivos métodos de atuação.

O seminário foi apresentado como uma oportunidade de apontar os principais produtos oferecidos pelo Centec e pelo Nutec – ambos fundados com a missão de fomentar o desenvolvimento tecnológico do Estado do Ceará – para buscar, a partir disso, planos de ações conjuntas.

O presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, destacou a forte convergência existente na atuação das instituições: “São entidades que tem como visão a promoção de melhorias concretas para a população do Ceará”, analisou. “E nós temos que aproveitar as zonas de convergência para tocar, de forma conjunta, esses projetos de desenvolvimento”, disse.

Durante sua fala de abertura, o presidente do Centec, Francisco Lopes Viana, ressaltou a espacialidade do instituto, que atualmente conta com unidades em 43 municípios do Ceará. “O Nutec, ao contrário do Centec, nasceu com perfil mais urbano. E nós podemos integrar capital e interior em uma missão comum”, avaliou o presidente.

Um dos pontos em comum entre as duas instituições é a incubação de empresas por meio da Incubadora Tecnológica do Centec (Intece) e do Parque Tecnológico do Nutec (Partec), aspecto de atuação lembrado durante as discussões.

Para a coordenadora da Intece, Sueli Vasconcelos, a cooperação pode ser importante para minimizar os desafios encontrados pelas empresas incubadas. “Nós temos empreendimentos que necessitam de algo que o Nutec pode oferecer e vice-versa. A parceria pode reduzir os riscos e garantir a sustentabilidade da empresa”, disse Sueli.

A partir da reunião, será criado um grupo de trabalho formado por representantes do Centec e do Nutec para avaliar, na prática, como os dois órgãos podem integrar seus projetos. “Agora precisamos avançar a partir das boas intenções e transformar essas ideias em realidade”, disse o presidente do Centec.

O Instituto Centec é uma organização social que oferece cursos básicos, técnicos de nível médio, superiores tecnológicos e pós-graduação, por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado do Ceará.

O Nutec atua no Ceará com o objetivo de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do Estado, por meio de projetos de extensão tecnológica e da oferta de serviços e assistência.

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec