Inventividade dos jovens da Serra da Ibiapaba marca última etapa do Ceará Faz Ciência

8 de dezembro de 2016 - 13:23

Concurso premiou os melhores trabalhos durante exposição em São Benedito

A criatividade e a inventividade dos jovens da Serra da Ibiapaba surpreenderam a equipe do Ceará Faz Ciência! A última etapa do concurso que promove a popularização da Ciência aconteceu na cidade de São Benedito, na última quinta-feira (1º/12), reunindo estudantes e comunidades da região.

A Praça Francisca Almeida Filizola Paula (Praça Almeidinha) foi o local escolhido para a exposição. Os visitantes puderam conferir, por exemplo, o projeto dos estudantes Lázaro Henrich e Juan Cordeiro, da EEEP Maria de Jesus Rodrigues Alves, de Pacujá. Eles inventaram uma ferramenta para auxiliar o controle de acesso e saída de alunos da escola, dando mais segurança aos pais dos alunos.

Um tradutor de Libras foi a invenção dos alunos Jonas Ricardo e Josenildo Soares, também da EEEP Maria de Jesus Rodrigues Alves. A inclusão de pessoas com deficiência auditiva serviu de motivação para os jovens inventores.

Já os alunos Iago Magalhães e Carlos Germano, da EEEP Francisca Castro de Mesquita, do município de Reriutaba, desenvolveram um robô que auxilia pessoas com deficiência.

Após a exposição, houve a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos, marcada por muita expectativa e emoção. Os vencedores ganharam mentorias para que possam desenvolver seus projetos e entrar no mercado de trabalho.

Experiências e nutrição – Os visitantes da exposição também assistiram às apresentações científicas realizadas dentro do laboratório móvel do projeto Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece.  A etapa da Serra da Ibiapaba também contou com uma oficina artesanal de produção de bolinhos (cupcakes) feitos com caju, incentivando a utilização deste fruto tão abundante no Ceará.

O Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secitece e com apoio de suas instituições vinculadas e do CNPq. A prefeitura de São Benedito foi parceira do evento que tem os objetivos de despertar a curiosidade sobre Ciência e promover a democratização do conhecimento.

Conheça os vencedores do concurso Ceará Faz Ciência – Etapa Serra da Ibiapaba

1º lugar

Instituição: EEEP Professora Maria de Jesus Rodrigues Alves
Alunos(as): Jonas Ricardo Queiroz, Josenildo Soares Rodrigues
Orientador(a): Francisco Jamilson Oliveira Souza
Projeto: CALLIBRANDO: COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DAS LIBRAS.

2º lugar

Instituição: EEEP Isaias Gonçalves Damasceno
Alunos(as): Gustavo Ivens Oliveira Silva, Lara Barbosa de Sousa
Orientador(a): Erivaldo Sousa Paiva
Projeto: H2O FOTOPRODUÇÃO: POLUI MENOS & PRODUZ MAIS.

3º lugar

Instituição: EEEP Professora Maria de Jesus Rodrigues Alves
Alunos(as): Ana Letícia Gomes da Silva, Francisca Lidiane Sousa Santana
Orientador(a): Glauber Oliveira Benjamim
Projeto: CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÕES DE UMA RESINA ALTERNATIVA À BASE DE ISOPOR RECICLADO E LCC COMO ESTABILIZANTE.

Escola mais participativa

EEEP Professora Maria de Jesus Rodrigues Alves